top of page

Veleiro conta a história da primeira viagem de circum-navegação



O veleiro Íbero III atraca em Lisboa para contar como foi a primeira volta ao mundo. No âmbito do V Centenário da Expedição Magalhães-Elcano, a Fundação “la Caixa”, através do programa EduCaixa e em colaboração com o BPI, promove sessões de divulgação histórica a bordo daquele veleiro.


As acções de divulgação itinerantes, organizadas pelo historiador e jornalista Ramón Jiménez Fraile, têm por objectivo dar a conhecer a expedição ao público escolar de duas maneiras: por um lado, mostrar as técnicas náuticas do século XVI e examinar mais aprofundadamente a aventura de explorar o mundo, e, por outro, enfatizar os valores da navegação, aplicáveis a qualquer âmbito: liderança, trabalho em equipa, cooperação e responsabilidade, respeito pelos companheiros e predisposição para ajudar em qualquer circunstância.​


Com um máximo de 25 alunos por turno, prevê-se a participação de mais de 3000 alunos nas actividades realizadas nas cinco escalas (Sanlúcar de Barrameda, Sevilha, Lisboa, Valência, Barcelona). Os monitores utilizarão material educativo para explicar o contexto histórico da expedição, a sua rota e os factores que a motivaram. Esta “constitui uma oportunidade única para examinar o significado histórico de uma das aventuras mais emocionantes da Humanidade”, salienta Xavier Bertolín, director da Área de Acção Comercial e Educativa da Fundação “la Caixa”.


O veleiro (Jongert 20DS 1980) lança amarras em Lisboa de 14 a 18 de Setembro, após a passagem por Sanlúcar de Barrameda e Sevilha. Em seguida, fará escala nos portos de Valência (28 de Setembro) e Barcelona (5 de Outubro).


Em Agosto de 1519, partiam de Sevilha cinco navios, 240 tripulantes e um único objectivo: chegar às Molucas, ilhas onde abundam as especiarias, que se vendiam a preço de ouro. Aquela que ficou conhecida como Expedição Magalhães-Elcano, partiu sem saber que viria a representar um marco na história, ao descobrir o Estreito de Magalhães, atravessar o Oceano Pacífico e realizar a primeira volta ao mundo. 


Fontes: Público e BPI | Fotografia: Rocío Ruz, ABC desevilla


bottom of page