top of page
logo-patrimonio-pt-04.png
logo.png

CURSOS BREVES PATRIMONIO.PT

4ª Edição dos Cursos Breves Patrimonio.pt
"Marketing e Comunicação Cultural"
 
 

A patrimonio.pt inicia o programa formativo 2025/2026 com um dos temas mais esperados — e dos mais solicitados pelos leitores — o Curso Breve “Marketing e Comunicação Cultural”, que chega já à 4.ª edição dos Cursos Breves patrimonio.pt.

Apesar de já ter sido promovido em três edições, a procura constante e a evolução das ferramentas e estratégias digitais tornam este curso uma oportunidade indispensável para quem trabalha na área da cultura, património e museologia.

 

Esta formação desafia a 18 horas de formação online, através da plataforma ZOOM, às quais acresce uma Masterclass presencial, em Sintra, por ocasião da AR-PA 2025 - Bienal Ibérica de Património Cultural.

 

O Curso Breve “Marketing e Comunicação Cultural” oferece uma abordagem prática e estratégica à comunicação cultural, com a partilha de ferramentas de trabalho e casos de estudo reais. Ao longo das sessões serão exploradas múltiplas áreas do desenvolvimento comunicacional, entre as quais:

  • Criação de marca e identidade comunicacional;

  • Storytelling e construção de narrativas;

  • Gestão de redes sociais e presença digital;

  • Comunicação territorial e patrimonial;

  • Estratégias de marketing digital para o sector cultural.
     

Destaque especial: esta edição contará com uma Masterclass Internacional orientada por Justin Albert, antigo diretor da International National Trust Organization (INTO) e referência internacional na comunicação e gestão de organizações no sector patrimonial.

31.png

Marketing e Comunicação Cultural

Numa sociedade permanentemente inundada de alertas, notificações, publicidade, teasers, campanhas, promoções e concursos, saber como, onde, quando e o que comunicar resulta determinante para chegarmos ao nosso público-alvo.

Quantas iniciativas relevantes na área do Património Cultural falham pelo reduzido domínio destas determinantes ferramentas de comunicação?

No Curso Breve "Marketing e Comunicação Cultural" abordamos o conceito de marca, a importância das relações públicas, o design e as plataformas de comunicação digital.

 

32.png

Cronograma:

14 de Novembro (19h -22h) - Dora Santos Silva (FCSH) – nova data

18 de Novembro (19h -22h) - Nicolas Grassi (Brand Strategist)

20 de Novembro (19h -22h) - Liliana Pacheco (Casa Museu Fernando Pessoa) 

25 de Novembro (19h -22h) - Mariana Volz (Braga 25)

27 de Novembro (19h -22h) - Bruno Fraga Braz (Évora 27)

2 de Dezembro (19h -22h) - Casos de Estudo da Patrimonio.pt e Spira - revitalização patrimonial
 

5 de Dezembro (horário a definir) - Masterclass presencial c/ Justin Albert (antigo Director da International National Trust Organization)
Local: Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra (AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural)

Marketing e Comunicação Cultural 

Preço:

220€ (c/ IVA incluído)

bottom of page