

CURSOS BREVES PATRIMONIO.PT
4ª Edição dos Cursos Breves Patrimonio.pt
"Marketing e Comunicação Cultural"
A patrimonio.pt inicia o programa formativo 2025/2026 com um dos temas mais esperados — e dos mais solicitados pelos leitores — o Curso Breve “Marketing e Comunicação Cultural”, que chega já à 4.ª edição dos Cursos Breves patrimonio.pt.
Apesar de já ter sido promovido em três edições, a procura constante e a evolução das ferramentas e estratégias digitais tornam este curso uma oportunidade indispensável para quem trabalha na área da cultura, património e museologia.
Esta formação desafia a 18 horas de formação online, através da plataforma ZOOM, às quais acresce uma Masterclass presencial, em Sintra, por ocasião da AR-PA 2025 - Bienal Ibérica de Património Cultural.
O Curso Breve “Marketing e Comunicação Cultural” oferece uma abordagem prática e estratégica à comunicação cultural, com a partilha de ferramentas de trabalho e casos de estudo reais. Ao longo das sessões serão exploradas múltiplas áreas do desenvolvimento comunicacional, entre as quais:
-
Criação de marca e identidade comunicacional;
-
Storytelling e construção de narrativas;
-
Gestão de redes sociais e presença digital;
-
Comunicação territorial e patrimonial;
-
Estratégias de marketing digital para o sector cultural.
Destaque especial: esta edição contará com uma Masterclass Internacional orientada por Justin Albert, antigo diretor da International National Trust Organization (INTO) e referência internacional na comunicação e gestão de organizações no sector patrimonial.

Marketing e Comunicação Cultural
Numa sociedade permanentemente inundada de alertas, notificações, publicidade, teasers, campanhas, promoções e concursos, saber como, onde, quando e o que comunicar resulta determinante para chegarmos ao nosso público-alvo.
Quantas iniciativas relevantes na área do Património Cultural falham pelo reduzido domínio destas determinantes ferramentas de comunicação?
No Curso Breve "Marketing e Comunicação Cultural" abordamos o conceito de marca, a importância das relações públicas, o design e as plataformas de comunicação digital.

Cronograma:
14 de Novembro (19h -22h) - Dora Santos Silva (FCSH) - nova data
18 de Novembro (19h -22h) - Nicolas Grassi (Brand Strategist)
20 de Novembro (19h -22h) - Liliana Pacheco (Casa Museu Fernando Pessoa)
25 de Novembro (19h -22h) - Mariana Volz (Braga 25)
27 de Novembro (19h -22h) - Bruno Fraga Braz (Évora 27)
2 de Dezembro (19h -22h) - Casos de Estudo da Patrimonio.pt e Spira - revitalização patrimonial
5 de Dezembro (horário a definir) - Masterclass presencial c/ Justin Albert (antigo Director da International National Trust Organization)
Local: Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra (AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural)
Marketing e Comunicação Cultural
Preço:
220€ (c/ IVA incluído)



