

PRÉMIOS PATRIMONIO IBÉRICO 2025

6 CATEGORIAS
3 JURADOS
6 PRÉMIOS
+ MENÇÕES HONROSAS

CANDIDATURAS ABERTAS
PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025

Os Prémios Património Ibérico estão de regresso para distinguir as Boas Práticas no sector do Património Cultural Ibérico, premiando entidades e profissionais portugueses e espanhóis que se destaquem pela excepcionalidade dos projectos executados nos últimos 2 anos (2024 e 2025).
A caminho da sua 3ª edição, os Prémios Património Ibérico evidenciaram um crescimento de mais do dobro do número de entidades candidatas entre a 1ª e a 2ª edição, reflectindo o entusiasmo e a importância do reconhecimento de Boas Práticas no sector.
A 3ª edição dos Prémios apresenta ainda uma nova modalidade de participação para os projectos que vierem a ser reconhecidos na categoria de Finalistas pelo júri internacional – Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert: entre todas as candidaturas recebidas e aprovadas, serão seleccionados 3 finalistas de cada categoria que terão a oportunidade de apresentar e defender os seus projectos publicamente perante o Júri, por ocasião da da AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural 2025.
CANDIDATURAS ABERTAS | PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025
As candidaturas estão abertas nas 4 habituais categorias: “Mediação”, “Comunicação”, “Touring Cultural” e “Parceria”, à qual acresce a categoria especial de 2025 - "Melhor Projecto de Acessibilidade ao Património", assim como o Prémio Património Ibérico escolhido pelo Júri de entre todos os candidatos.
Conheça o Regulamento, o Júri, as Categorias e prepare já a sua candidatura aos Prémios Património Ibérico de 2025!

MELHOR ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
MELHOR PROJECTO DE MEDIAÇÃO
MELHOR PROJECTO EM PARCERIA
MELHOR PROJECTO DE TOURING CULTURAL
ESPECIAL 2025: MELHOR PROJECTO DE
ACESSIBILIDADE AO PATRIMÓNIO


MARGARIDA ALÇADA
presidente
Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais
Licenciada em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975) e com Formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998); em 1980 integrou a DGEMN, como Chefe de Divisão de Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Coordenadora e autora de vários projectos realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute; em 2008 assumiu o cargo de Assessora no Turismo de Portugal.


JUSTIN ALBERT
vogal
Antigo Director Executivo da International National Trust Organization
Licenciado em Direito pela University of Buckingham e mestre em Artes pela University of Wales, conta com uma longa carreira internacional em broadcasting, marketing e produção cinematográifca. Liderou ainda, ao longo de 30 anos, vários projectos em organizações sem fins lucrativos e comerciais de conservação, educação e comunicação social, nos EUA, Caraíbas, China, Médio Oriente, África, Índia e em toda a Europa. É Director da International National Trust Organization e foi recentemente nomeado pela Order of The British Empire, em reconhecimento pelos serviços prestados ao património histórico e natural no País de Gales.