top of page
logo.png

PRÉMIOS PATRIMONIO IBÉRICO 2025 

logo-patrimonio-pt-04.png

6 CATEGORIAS

3 JURADOS

6 PRÉMIOS

+ MENÇÕES HONROSAS

447296373_984785876984398_7123141324942476424_n.jpg

 PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025 

logo-premios-patrimonio-iberico-25 (4).png

Os Prémios Património Ibérico estão de regresso para distinguir as Boas Práticas no sector do Património Cultural Ibérico, premiando entidades e profissionais portugueses e espanhóis que se destaquem pela excepcionalidade dos projectos executados nos últimos 3 anos (2023, 2024 e 2025)

A caminho da sua 3ª edição, os Prémios Património Ibérico evidenciaram um crescimento de mais do dobro do número de entidades candidatas entre a 1ª e a 2ª edição, reflectindo o entusiasmo e a importância do reconhecimento de Boas Práticas no sector.  

A 3ª edição dos Prémios apresenta ainda uma nova modalidade de participação para os projectos que vierem a ser reconhecidos na categoria de Finalistas pelo júri internacional – Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert: entre todas as candidaturas recebidas e aprovadas, serão seleccionados 3 finalistas de cada categoria que terão a oportunidade de apresentar e defender os seus projectos publicamente perante o Júri, por ocasião da da AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural 2025. 

​​

PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025

As candidaturas estiveram abertas nas 4 habituais categorias: “Mediação”, “Comunicação”, “Touring Cultural” e “Parceria”, à qual acresce a categoria especial de 2025 - "Melhor Projecto de Acessibilidade ao Património", assim como o Prémio Património Ibérico escolhido pelo Júri de entre todos os candidatos. 

logo-premios-patrimonio-iberico-25 (4).png

MELHOR ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
MELHOR PROJECTO DE MEDIAÇÃO
MELHOR PROJECTO EM PARCERIA

MELHOR PROJECTO DE TOURING CULTURAL

ESPECIAL 2025: MELHOR PROJECTO DE
ACESSIBILIDADE AO PATRIMÓNIO

  • Mercearia Ideal – A loja do Museu (Museu Marítimo de Sesimbra)

  • Museu do Conflito (Tribunal da Relação do Porto)

  • Restauración abierta de Punta Begoña - Patrimonio que conecta a la sociedad (Fundación Punta Begoña Fundazioa)

  • Conímbriga em Quadrículas (Museu Nacional de Conímbriga)

  • Personagens com História (Parques de Sintra – Monte da Lua)

  • Um Dia na Pré-História (Museu de Portimão)

  • Rotas dos Azulejos (IP Património)

  • Filme Documental – O Passado, Presente no Futuro (Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)

  • VPLAY (Napperon)

  • Exposição temporária “Balsa, Cidade Romana – Modelo Inovador de Parcerias Patrimoniais” (Museu Municipal de Tavira)

  • Centro Cultural Costeiro | Sesimbra (Museu Marítimo de Sesimbra)

  • Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima (IHC - NOVA.FCSH)

  • Parcerias que fazem História – Conhecer e Valorizar os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto (Museu Municipal de Loulé)

  • Reabilitação e Restauro da Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos (Fundo Rainha D. Leonor)

  • Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal (Câmara Municipal de Setúbal)

  • Disciplina OFCT – O Nosso Património (Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa)

  • Requalificação integral do edifício do MUDE: um legado para todas as gerações e para o futuro (MUDE – Museu do Design)

  • Agua, Arte y Vida: Canal de Castilla – Antonio López y el Canal de Castilla (Asociación España Creativa)
     

Os finalistas apresentarão publicamente os seus projectos ao júri dos Prémios Património Ibérico durante a AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural 2025, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a 4 de Dezembro de 2025.

FINALISTAS PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO EDIÇÃO 2025

juri-01.jpg
MARGARIDA ALÇADA

presidente

Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais

Licenciada em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975) e com Formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998); em 1980 integrou a DGEMN, como Chefe de Divisão de Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Coordenadora e autora de vários projectos realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute; em 2008 assumiu o cargo de Assessora no Turismo de Portugal.

juri-03.jpg
ENRIQUE SAIZ
vogal

Antigo Director de Património Cultural na Junta de Castilla y León

Arquitecto urbanista pela Escuela de Arquitectura de la Universidad de Valladolid e Diplomado em "Liderazgo para la Gestión Pública" pela IESE Business School | University of Navarra, foi, de 2003 a 2019, Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León e membro o Conselho de Património Histórico Espanhol. Entre outros trabalhos, actualmente dirige a equipa técnica internacional responsável pela candidatura a inscrição dos sitios cluníacos na Europa na Lista de Património Mundial da UNESCO.  

juri-02.jpg
JUSTIN ALBERT
vogal

Antigo Director Executivo da International National Trust Organization

Licenciado em Direito pela University of Buckingham e mestre em Artes pela University of Wales, conta com uma longa carreira internacional em broadcasting, marketing e produção cinematográifca. Liderou ainda, ao longo de 30 anos, vários projectos em organizações sem fins lucrativos e comerciais de conservação, educação e comunicação social, nos EUA, Caraíbas, China, Médio Oriente, África, Índia e em toda a Europa. É Director da International National Trust Organization e foi recentemente nomeado pela Order of The British Empire, em reconhecimento pelos serviços prestados ao património histórico e natural no País de Gales.

JÚRI/JURADO PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025

bottom of page