Divulgação Prémio Gulbenkian Património - Maria Tereza e Vasco Vilalva
- há 1 dia
- 1 min de leitura

A Patrimonio.pt divulga o Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, de distinção anual pela Fundação Calouste Gulbenkian, que, tal como nós, valoriza o que de melhor se faz em Portugal no setor patrimonial.
De acordo com o Regulamento desta 18ª Edição, o Prémio visa distinguir com o valor de 50 000€, "intervenções de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, imóvel ou móvel." Os critérios para ser eleito e de avaliação estão disponíveis no mesmo regulamento.
As candidaturas poderão ser apresentadas em relação a intervenções em curso ou intervenções concluídas em 2026 ou 2025.
A decisão do vencedor parte da proposta desenvolvida pelo júri do Prémio, sendo da responsabilidade Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.
Na edição anterior, a distinção foi concedida, por decisão unânime do júri, ao Museu de Arte Contemporânea Coleção Armando Martins, em Lisboa, aberto em 2025. Foram ainda atribuídas três menções honrosas: ao Museu Mineiro de Lousal, à Casa do Passal – Museu Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, e à Igreja de Nossa Senhora de Lagoa, em Monsaraz.
As candidaturas encontram-se abertas até 31 de março do corrente.




