top of page

Jornadas Europeias do Património: mais de mil actividades por todo o país



As Jornadas Europeias do Património 2019 decorrem entre hoje e domingo, com cerca de 1400 actividades previstas em 173 concelhos de todo o país, com o tema "Artes, Património e Lazer".


De acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em Portugal as actividades deverão alcançar um público estimado de 250 mil pessoas em todo o país, com entrada livre na sua maioria. No domingo, a entrada nos equipamentos da DGPC – museus, monumentos e palácios – será gratuita para todos os visitantes.


As celebrações assumem diversos formatos: visitas guiadas, oficinas, exposições, itinerários, performances, espectáculos.


As JEP são um evento cultural que envolve mais de 70.000 actividades, em termos globais, com o objectivo de sensibilizar para o património comum da Europa, e para a necessidade da sua contínua protecção. Lançadas pelo Conselho da Europa em França, no ano de 1985, as Jornadas são organizadas conjuntamente com a Comissão Europeia desde 1999.


Celebradas nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, as JEP evidenciam a diversidade das tradições e saberes locais, artes e cultura que, no seu conjunto, constituem o património europeu.


Consulte toda a programação nacional aqui.



bottom of page