top of page

Museu de Lamego celebra Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus




O dia 18 é dedicado aos mais novos. Durante todo o dia a oficina Animais & Companhia vai proporcionar um primeiro contacto, de alunos do pré-escolar, com o museu e a arte, através das representações de animais e da natureza presentes na exposição temporária Um Museu para todos. O olhar de cada um, para explorar o modo como nos relacionamos com a arte e a natureza. A participação na oficina realiza-se mediante inscrição, através do email: mlamego@culturanorte.gov.pt, até ao dia 16 de Maio.


Dia 20 de Maio, pelas 21h30, a assinalar a Noite Europeia dos Museus, iremos reflectir sobre a evolução do edifício onde se encontra instalado o Museu de Lamego, com os investigadores e arquitectos da Faculdade de Arquitectura do Porto, João Luís Marques e a Marta Oliveira. Numa conferência titulada De Paço a Museu. Um lugar de abertura à cidade serão abordadas as intervenções urbanísticas e arquitetónicas promovidas por iniciativa dos bispos de Lamego, durante o renascimento, e a continuada renovação do paço episcopal e áreas envolventes, que operaram a transformação da cidade, lançando os fundamentos para a expansão urbana nos séculos seguintes. Após a conferência realiza-se, pelas 22h30, uma visita orientada à exposição Um Museu para todos. O olhar de cada um.


O programa completa-se nos dias 22 e 23 de maio com a realização do Laboratório de Interpretação, Educação e Exposição em Museus, desenvolvido por alunos e professores do curso de mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a partir das colecções do museu. Numa proposta ensaiada pela primeira vez no Museu de Lamego, o Laboratório acontece no âmbito das Unidades Curriculares Poéticas e Políticas de Interpretação e Educação em Museus e Teoria e Prática de Exposição em Museus, com o objectivo de proporcionar aos estudantes uma compreensão dos diferentes níveis de significado, tanto a nível conceptual como prático, da educação e da exposição em museus, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de refletir criticamente sobre as suas implicações teórico-práticas ao criar e implementar uma ação de educação e um projecto expositivo socialmente consciente.



A realização do Laboratório conta com o apoio do Município de Lamego.


Todas as actividades são gratuitas.



PROGRAMA


18 Maio

Oficina - Animais & Companhia

Destinada a alunos do pré-escolar

Horário: 10h00-12h30 e 14h00-18h00

Mediante inscrição, através do email: mlamego@culturanorte.gov.pt , até 16 de Maio



20 Maio

21h30 – Conferência - De Paço a Museu. Um lugar de abertura à cidade

Proferida por João Luís Marques e Marta Oliveira (CEAU – FAUP)

22h30 – Visita orientada à exposição Um Museu para todos. O olhar de cada um




22 e 23 Maio

Laboratório de Interpretação, Educação e Exposição em Museus

Alunos e professores do curso de mestrado em Museologia da FLUP

23 maio | 14h30 - Conversa aberta Quando as convicções do museu se transformam em ações de escuta da escola, com Alexandra Falcão, Alice Semedo e Andreia Dias.






bottom of page