top of page

Apresentação do livro «A construção do Algarve»



O livro «A construção do Algarve» resulta da investigação do arquiteto Ricardo Agarez para a sua dissertação de doutoramento.

Originalmente publicado em inglês, com o título Algarve building: modernism, regionalism and architecture in the South of Portugal, 1925-1965 (Routledge, 2016), este livro tem agora a tradução para a língua portuguesa, com a chancela da editora Dafne. A construção do Algarve. Arquitetura moderna, regionalismo e identidade no Sul de Portugal, 1925-1965 resultou da dissertação de doutoramento desenvolvida por Ricardo da Costa Agarez (n. 1972) – arquiteto, historiador de arquitetura e investigador principal do ISCTE -, na University College London (The Bartlett School of Architecture), que mereceu o RIBA President’s Award for Research em 2013.

Nas palavras da editora, este livro “que desafia a inclusão convencional da arquitetura moderna portuguesa nas narrativas do ‘Regionalismo Crítico’, é uma reconstrução pormenorizada dos debates e culturas em jogo e apresenta os antecedentes que caracterizaram a muito celebrada viragem para o regional. Arquitetos menos conhecidos e um elenco de outros agentes (clientes, administração, engenheiros e construtores) contribuíram para amadurecer uma linha regional da arquitetura moderna que, mais do que ser o resultado heroico de uma ‘batalha’ dura levada a cabo por arquitetos empenhados em combater um regime conservador, foi verdadeiramente popular no Algarve”.

Sendo uma parte da documentação visual do objeto de estudo de Ricardo Agarez constituída por imagens fotográficas das coleções Estúdio Mário Novais e Estúdio Horácio Novais, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian associa-se à Dafne Editora para a apresentação do livro em Lisboa. A apresentação contará com a presença do autor, do responsável pela Dafne Editora, o arquiteto André Tavares, e da arquiteta Teresa Valente.


Data: 23 de Maio de 2023

Hora: 18h15

Local: Auditório 3 - Fundação Calouste Gulbenkian Preço: Entrada livre, sujeita à lotação do espaço



bottom of page