Buscar

Curso de Esgrafitos na Bienal de Património

Atualizado: 5 de Set de 2019

8-11 Outubro | Loulé


No âmbito da Bienal Ibérica do Património Cultural, este ano a realizar-se em Loulé, o Centro de Artes e Ofícios do Património (CAOP) vai realizar durante o evento um curso de Esgrafitos.


O esgrafitado (do italiano sgraffito) é uma técnica de decoração de paredes, produzida pela aplicação de camadas de gesso coloridas em cores contrastantes sobre uma superfície humedecida. O esgrafitado nas paredes tem sido usado na Europa desde os tempos clássicos e foi particularmente popularizado na Itália nos séculos XV e XVI. Em combinação com a decoração ornamental, esta técnica era uma alternativa à pintura das paredes. O processo técnico é relativamente simples e os procedimentos têm similaridades aos da pintura a fresco.


O workshop vai ser ministrado pelo professor doutor Joaquim Inácio Caetano e pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre a técnica milenar dos esgrafitos, instando os interessados a participar na defesa e valorização do património cultural local e nacional.


De 8 a 11 de Outubro de 2019, em Loulé.



caop.org.pt

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.