Buscar

Memória ao Massacre da Arrifana: Recriação Histórica


26 a 28 Abril | Santa Maria da Feira

Durante a 2ª Invasão Francesa a Portugal, foi morto, numa emboscada, um oficial de grande prestígio entre os Franceses, liderados pelo Marechal Soult. Descoberto o autor da emboscada, natural de Arrifana, o Marechal Junot decretou que a localidade fosse entregue à custódia do fogo. Grande parte da população refugiou-se na igreja, mas os soldados franceses invadiram o templo, seleccionando todos os homens e rapazes válidos, “quintados” (contavam cinco a cinco e o último era escolhido) que seriam de seguida arcabuzados num lugar da freguesia de seu nome Buciqueira.

O dia 17 de Abril de 1809 haveria de ficar marcado para sempre na memória do Povo de Arrifana. O sofrimento provocado por tal atrocidade provocou neste povo um sentimento de pertença e bairrismo invulgar, que ainda hoje perdura na população nativa de Arrifana.

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Abril decorrerá a Recriação Histórica – Invasões Francesas “Memória ao Massacre de Arrifana”, em Santa Maria da Feira.

O evento conta com três dias de animação e diversas actividades para toda a família, com entrada gratuita.

Informações: 256 200 750 | 936 920 509 | geral@jfarrifana.pt

Associação de Turismo Militar Português

#PATRIMÓNIOMILITAR #RecriaçãoHistórica #TurismoMilitar #HISTÓRIA

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.