top of page

Rota do Fresco celebra 20 anos com exposição


No seguimento das comemorações dos 20 anos da Rota do Fresco, que teve um programa especial dirigido à comunidade local no passado dia 29 de Setembro, o Município de Cuba inaugura agora uma exposição.

A Rota do Fresco, implementada em 1998, foi a primeira rota de turismo cultural em Portugal e por isso, assumiu-se como um projecto pioneiro no nosso país. Passados vinte anos, a rota que outrora incluía apenas cinco municípios - Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira - cresceu e conta já com quinze municípios aderentes.

Não esquecendo as origens, no dia Internacional do Turismo e integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património realizou-se um Dia Aberto à Comunidade dos primeiros concelhos aderentes. Este foi um dia, sobretudo, de partilha, onde estiveram presentes os elementos da equipa inicial que viu este projecto nascer, os presidentes das câmaras municipais parceira e a população local.

Hoje, dia 9 de Novembro, realizar-se-á mais uma actividade para assinalar a data. A Câmara Municipal de Cuba inaugura uma exposição dedicada à Rota do Fresco, e estará patente na Biblioteca Municipal de Cuba.

Assim, quem visite o Alentejo poderá não só realizar a Rota do Fresco, mas também ter a oportunidade de conhecer a história através da exposição.


bottom of page