Buscar

Mitologia Clássica na Casa-Museu Medeiros e Almeida


Estão abertas as inscrições para a visita comentada de Mitologia Clássica, intitulada "Sob o olhar de Argos: os Deuses do Olimpo" na Casa-Museu Medeiros e Almeida.

“Tinha a cabeça inteiramente rodeada de cem olhos. Estes tais olhos repousavam por turnos, dois de cada vez, enquanto os restantes vigiavam e permaneciam de sentinela”. É assim que Ovídio nas Metamorfoses descreve Argo, latinizado de Argos. Este guardião foi escolhido por Juno, a rainha dos deuses, para vigiar a bezerra Io. Juno, após a morte de Argos, transporta os seus olhos para o animal que era consagrado a está deusa, o pavão. Este, permaneceu ao lado da esposa de Júpiter, na morada dos deuses. Neste espaço mágico, onde os cânticos são entoados pelas Musas, onde as Graças rodopiam sem parar e a lira de Apolo transmite serenidade, Argos passou a ser testemunha dos episódios relacionados com os principais deuses do Olimpo. Criar, no século XIX, as representações adequadas aos olhos humanos das ideias que se queria transmitir às mentes sobre as divindades, monstros e heróis imortalizados nessa morada divina é um trabalho que requeria o exercício dos mais extraordinários poderes do génio e da arte. Uma verdadeira inspiração que podemos encontrar nas Coleções da Casa-Museu Medeiros e Almeida, que tal como Argos o visitante poderá testemunhar. Verdadeiras memórias de cultura clássica que foram, são e devem continuar a ser partilhadas por todos nós.

PÚBLICO - ALVO: todos os interessados por Mitologia Clássica

CONTATOS PARA INFORMAÇÕES/INSCRIÇÃO (obrigatória): mithosgrecoromanos@gmail.com

ORGANIZAÇÃO: Mythos e Casa-Museu Medeiros e Almeida

REDES SOCIAIS: poderá seguir todo o evento em: https://www.facebook.com/events/1032962330208201/

#FORMAÇÃO #VISITAGUIADA #VISITASTEMÁTICA

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.