BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

Palestra "A escrita do Sudoeste no contexto do Baixo Alentejo e Algarve" - CANCELADO

Atualizado: Mar 13

14 Março | 16h | Museu Municipal de Tavira



Com a palestra A escrita do Sudoeste no contexto do Baixo Alentejo e Algarve, integrada no âmbito da exposição A escrita no Baixo-Alentejo: das origens aos nossos dias, do Museu Municipal de Tavira, pretende-se apresentar uma síntese do estado presente dos conhecimentos acerca das manifestações epigráficas associadas à antiga escrita do Sudoeste, que se desenvolveu em meados da Idade do Ferro, há cerca de 2500 anos.


A palestra será conduzida pelo arqueólogo Pedro Barros, e abordar-se-ão alguns aspectos fundamentais como uma breve história da investigação, a que se juntam os tópicos relativos ao sistema de signos, à natureza dos monumentos, aos seus textos e contextos, mencionando a informação que existe sobre a estela da Fuzeta encontrada no concelho de Tavira. Apesar dos novos achados das últimas décadas e dos trabalhos arqueológicos em sítios associados às estelas inscritas, muitas são ainda as dificuldades inerentes a este estudo, pelo que há muitas das questões que permanecem em aberto.


Informações: museu@cm-tavira.pt | 281 320 570


#MUSEUS #PALESTRAS #SUL #ALGARVE #TAVIRA #ARQUEOLOGIA #EPIGRAFIA