Buscar

O chafariz pombalino de Arruda dos Vinhos: imóvel de interesse público?


Paula Salema


Gostaria de vos mostrar o estado em que se encontra o Chafariz Pombalino de Arruda dos Vinhos, património classificado de interesse público. Dois anos após o polémico restauro é este o cenário.

Enviei um email à autarquia e a informação que me foi dada foi que o monumento, por ter o tanque roto, iria novamente ser alvo de obras por parte da empresa Arqueohoje, uma vez que esta foi a empresa que procedeu ao polémico restauro discutido neste fórum em 2018. Informo que quando a obra foi dada por concluída, o Chafariz continuava a perder água (tenho imagens disso), não tendo sido feita impermeabilização eficaz - para além de muita coisa mais ter ficado por fazer.


O tanque encontra-se já há uma semana assim sem água e destapado. Ora, se o mesmo vai ser alvo de obras, deverá de ser vedado e protegido, uma vez que sem água se encontra mais vulnerável. Informo que solicitei hoje que a autarquia o fizesse, não sei se terão o meu pedido em atenção.


Informo também que este monumento, pelo menos 3 vezes por ano, é incluído nas largadas de touros que ocorrem durante os festejos da santa padroeira da vila. Isto implica que o mesmo esteja à mercê de touros e cabrestos a andar por cima das escadas deste e de pessoas penduradas nas bicas, ou em pé em cima dos muretes. Assim como o tanque tem sido usado para enfiar touros e aficionados lá dentro, coisa que em nada contribui para a sua conservação e impermeabilidade.


O ideal seria que o mesmo fosse vedado por completo a este tipo de actividade, no entanto a autarquia não está nessa onda, porque a pressão popular para a continuidade da utilização do chafariz nas largadas é enorme, ainda que tal continuidade contribua para a degradação do monumento!


Relembro que é um monumento classificado de interesse público* e que por isso deve de ser protegido!


*O Chafariz foi classificado em 2005 como Imóvel de Interesse Público (nota da redacção).


Texto recebido pela redacção patrimonio.pt a 13 de Fevereiro de 2020.


#SPEAKERSCORNER #PATRIMÓNIOEMRISCO #OPINIÃO

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.