top of page

Debate "Em tempos de pandemia, que perfil para um Director-Geral do Património Cultural?"



28 Maio | 16h


A patrimonio.pt promove, no âmbito dos @ncontros patrimonio.pt, o debate online "Em tempos de pandemia, que perfil para um Director-Geral do Património Cultural?", com Maria Isabel Roque e Nuno Vassallo e Silva como convidados e Catarina Valença Gonçalves na moderação.

Nos tempos de crise que vivemos, e possivelmente mais do que nunca, o cargo de Director-geral do Património Cultural exige um perfil muito singular que efectivamente  defina e implemente estratégias consequentes e forçosamente inovadoras na área do património cultural para os longos meses que todos temos pela frente.

Olhamos assim para a nova realidade criada com a pandemia para reflectir sobre os atributos necessários no perfil do profissional detentor deste cargo, na sua eventual imperiosidade de actualização e domínio – por si mesmo ou através de equipa direcção complementar – de conhecimentos específicos na área da gestão, do marketing, da comunicação; na capacidade de utilização da tecnologia como forma de interacção com os visitantes virtuais ou reais; nas possibilidades ilimitadas de democratização do diálogo e da visita criadas com a recente pandemia.


O que nos diz a Lei sobre este cargo? O que nos dizem os 46 anos de democracia sobre os perfis escolhidos até ao presente? O que nos diz a prática nacional e internacional sobre cargos similares?

Com Maria Isabel Roque (Historiadora e Professora na Universidade Europeia e na Universidade Católica Portuguesa) e Nuno Vassallo e Silva (Museólogo e ex-Director-Geral do Património Cultural), e a participação também de alguns dos seus colunistas, a patrimonio.pt convida todos os interessados por este tema a juntarem-se aos profissionais actuantes na área do Património Cultural para um debate alargado, livre, construtivo e profícuo.


O Debate é de participação aberta e livre e será transmitido em directo nas páginas Facebook e Youtube patrimonio.pt.


Mais informação aqui.


Dia 28 de Maio, quinta-feira, às 16H, na plataforma Zoom: 

ID da reunião: 948 4040 1194 Senha: patrimonio


bottom of page