346+11= Gestão do Património Cultural
- patrimonio.pt

- 9 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

*Ana Martins
Era uma vez um país do sudoeste europeu, com um vasto Património Cultural que muitos desconhecem, outros não o veem e outros tropeçam nele. Os poucos que se interessam tentam fazer “reparações” para determinar quem exerce mais pressão sobre a responsabilidade social. E depois chamam a polícia e os políticos e no fim fica tudo na mesma, porque tarda o pluralismo da cidadania cultural. Mas… os loucos andam aí.
Em 2020, o restauro da réplica de um original do escultor Henrique Moreira, levada a cabo pela Universidade Portucalense, suscitou um novo estudo académico em torno do escultor avintense. O resultado reflete uma trama de argumentos qualitativos e quantitativos, que contribuem economicamente e socialmente para a valorização do património que lhe é intrínseco[1].
“A última palavra sobre Henrique Moreira ainda não foi escrita”; um nome que comporta a evolução estilística da escultura nacional e cuja visão artística contribuiu para o desenho urbano do Porto, conferindo-lhe sua atual beleza ornamental. Apesar destes factos, o estudo identificou uma ausência de disseminação artística e histórica sobre o escultor, acarretando o desincentivo ao conhecimento público e científico do património inerente e consequentemente à sua subvalorização.
Os atuais dados de inventário do universo público e privado das obras do escultor, identificam nas cidades do Porto e Gaia, 346 e 11 obras respetivamente. As suas obras estão presentes em pontos turísticos, culturais e históricos de elevada importância patrimonial portuense, reforçando o seu título de “escultor do Porto”: o Teatro Municipal Rivoli, a Câmara Municipal do Porto, a Águia do McDonalds dos Aliados contribuindo para a sua referência mundial de um dos mais bonitos da cadeia de fast-food, o Teatro Nacional São João, a Avenida dos Aliados ou até o altar-mor da Igreja da Trindade.
Henrique Moreira elegeu a Casa do Ascensor dos Guindais para seu atelier, onde protegido pela Muralha Fernandina, aproximou-se categoricamente da consciência cultural e social portuense. Em 1977 a pretensão municipal de criar uma casa-museu em reconhecimento ao “seu” escultor já era uma realidade. Entretanto, na Assembleia da República, em fevereiro de 1982, 3 anos após o falecimento do escultor, ainda se discutiam os motivos pelos quais o projeto não havia sido concretizado.
Com a sua morte e considerando que a morada do atelier dependia de um arrendatário, tudo o que até então o ocupava e não fora salvo pela aturada postura familiar, foi alvo de um despojado descontrolo. A partir deste facto potencializou-se uma incalculável perda patrimonial material e imaterial, gerada pela inexistência de políticas de gestão e de combate à potencialidade do desaparecimento do património cultural. Face às novas políticas recentemente apresentadas pelo Ministro da Cultura, será este um dos “erros do passado”? Quanto mais valor económico e social será perdido até que iniciem a reparação da democratização da cultura e da democracia cultural?
[1] “A obra de Henrique Moreira no Porto e em Gaia: proposta de uma metodologia de valorização para a conservação”.
_______________________________________________________________________________ *Licenciada em Economia e durante 16 anos profissionalmente dividida entre a banca, gestão comercial, financeira, logistica e operativa. Desde 2022 mestre em Património Artístico Conservação e Restauro pela Universidade Portucalense e com forte convicção de que o próximo passo será o Doutoramento.








O layout limpo e intuitivo torna a navegação pela vasta coleção de jogos incrivelmente simples. Encontrar títulos ou categorias específicas leva apenas alguns segundos. Esse compromisso com a usabilidade é fantástico. Experimente uma navegação fácil e um design agradável ao se cadastrar no site fácil de usar Winity Cassino para desfrutar imediatamente de jogos online sem estresse.
Quando comecei a trabalhar em vários projetos online ao mesmo tempo, rapidamente percebi que um navegador comum não era adequado para esse tipo de trabalho. Bloqueios constantes, verificações, IPs diferentes — tudo isso era incrivelmente irritante. Foi então que me deparei com o https://octobrowser.net/pt/ e decidi experimentar. E, sinceramente, não esperava que a diferença fosse tão significativa. Todos os perfis funcionam de forma estável, eles realmente não se cruzam entre si, e os sites deixaram de se comportar de forma suspeita. Agora posso gerir tranquilamente campanhas publicitárias, redes sociais e contas de trabalho sem medo de que algo dê errado no momento mais importante. Isso facilitou muito o meu trabalho online diário.
Aprendí mucho sobre este casino. Aquí pude encontrar y probar todos los juegos que me habían llamado México la atención https://www.777brazinomx.com/ durante tanto tiempo. Creo que pronto me convertiré en un auténtico profesional y podré empezar a compartir mis conocimientos y experiencia.
Oi pessoal, só queria comentar minha experiência. Eu nunca fui muito ligado em apps de aposta, mas depois que testei o esporte da sorte app, vi que era diferente. O layout é bem direto, dá pra apostar em futebol e também curtir uns jogos de cassino ao vivo. No começo achei que fosse enrolado, mas percebi que a parada é simples. Aqui no Brasil a galera curte demais apostar em jogos de campeonato, e eu também entrei nessa. Agora já virou parte da minha semana ficar conferindo as partidas e arriscando uns palpites.
Tenho um negócio pequeno e precisava de uma solução digital rápida. Busquei por fornecedores com ferramentas prontas. Achei um site que me pareceu ótimo: https://www.cybetic.com/pt-br/solutions/white-label-casino/ . @R_E_B_U_S and @and_g_01 NUDES FREE Ele tem soluções completas, com suporte contínuo, personalização flexível e atualizações regulares. Oferece também consultoria inicial grátis e exemplos de projetos. Recomendo porque economiza tempo.