top of page

Galerias romanas de Lisboa com abertura permanente em 2020


As Galerias Romanas de Lisboa, com 2000 anos de história, vão estar abertas durante o ano inteiro podendo ser visitadas “sem filas nem dias contados”, em qualquer altura, já a partir de 2020.

Até agora, o Criptopórtico Romano de Lisboa só abre duas vezes por ano - em Abril, aquando no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e em Setembro, durante as Jornadas Europeias do Património. Os bilhetes esgotam em minutos.

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou ainda que será ainda criado um "centro interpretativo com entrada acessível pela Rua da Prata”.

Construir galerias subterrâneas ortogonais "foi uma solução técnica desenvolvida pelos engenheiros romanos para permitir a construção num terreno instável ou a vencer o declive, como se de um grande alicerce se tratasse, para assentar no seu topo estruturas das quais desconhecemos a função", explicou a autarquia.

As Galerias Romanas foram construídas entre os séculos I a.C. e I d.C., durante o governo do Imperador Augusto. Foram redescobertas cerca de 15 anos depois do grande terramoto de 1755, aquando da reconstrução pombalina da cidade.

Fonte: TSF

Imagem: Acscosta

bottom of page