top of page

Festa do Ramadão na Mouraria


2 Junho | 18h00 - 22h30 | Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa

O Ramadão, mês sagrado para os muçulmanos, está quase a terminar. A Associação Pão a Pão está a preparar um dia sobre o Islão, com conversas, a projecção de um filme e um jantar partilhado ao som de boa música.

Portugueses que se converteram ao Islão irão falar da sua experiência numa conversa aberta ao público. Depois, passará "Um Ramadão em Lisboa", um filme que revela "uma Lisboa plural e heterogénea", seguido de uma curta conversa com a Raquel Carvalheira, uma das realizadoras.

A noite termina com o Iftar, a refeição que quebra o jejum deste mês sagrado. Os participantes serão convidados a levar algo para partilhar – é esse o seu bilhete de entrada neste pic-nic alargado, onde não faltará música.

18h00-19h00 – João Silva Jordão, Maria Fonseca e Rui Santiago vão explicar porque se converteram ao Islão – e como isso foi visto pela família, amigos e colegas de trabalho. A conversa conta ainda com a investigadora Vera Marques, que falará do fenómeno das conversões em Portugal.

19h15-20h35 – Exibição do filme “Um Ramadão em Lisboa”, de Joana Lucas, Amaya Sumpsi, Carlos Lima, Catarina Alves Costa, Teresa Costa e Raquel Carvalheira, que contará depois como foi este “mergulho” na comunidade muçulmana.

20h45-22h30 – O Iftar é a refeição que quebra o jejum feito durante este mês sagrado em que os muçulmanos apenas podem comer entre o pôr e o nascer do sol. Pic-nic aberto e partilhado, como manda a tradição muçulmana.

Entrada livre mediante reserva.

bottom of page