top of page

Património Artístico da Igreja, Critérios e Práticas de Conservação


Domínio de actuação que se debate com problemas de diversas ordens, parte da degradação causada no património artístico das igrejas é ainda, frequentemente, motivada pela ausência de acompanhamento técnico adequado, mas também pelo desconhecimento de procedimentos básicos de manutenção. Conscientes de que cabe aos seus mais directos responsáveis o encargo de proteger este património, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, em parceria com os respectivos serviços diocesanos, três Acções de Formação na área da Conservação Preventiva, dando continuidade às iniciativas desenvolvidas nos anos anteriores. Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico - através da análise de casos práticos e com uma linguagem acessível, destinada a um público não profissional - a iniciativa pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas.

Objectivos

▪ Identificar os principais factores de risco e degradação dos Bens Culturais da Igreja. ▪ Conhecer o conjunto de procedimentos e práticas de conservação preventiva, aconselháveis à correcta manutenção do património das igrejas. ▪ Incentivar a implementação de planos de salvaguarda e prevenção. ▪ Favorecer a consolidação de uma cultura de protecção do património cultural da Igreja junto das comunidades.

Destinatários

Acção de formação prioritariamente vocacionada para todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção (párocos, sacristães, zeladores, vigilantes, auxiliares, voluntários, membros de irmandades ou de comissões fabriqueiras), destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

Calendário

Santarém - 29 Setembro 2018 - Museu Diocesano de Santarém Aveiro - 20 Outubro 2018 - Seminário Diocesano de Aveiro Lamego - 17 Novembro 2018 - Museu Diocesano de Lamego

Saiba mais e inscreva-se aqui.


bottom of page