top of page

Inventariação, estudo e salvaguarda do espólio de Florbela Espanca


Encontra-se já a decorrer o período de votações públicas aos projectos aprovados para o Orçamento Participativo Portugal 2018, que pretende constituir um momento democrático deliberativo, directo e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e escolhem, através do voto, quais os projectos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação, num orçamento que ascende aos 5 milhões de euros.

Um dos projectos a concurso ao OPP 2018 pretende a inventariação, estudo e salvaguarda do espólio de Florbela Espanca, poetisa portuguesa e símbolo de emancipação feminina, na primeira metade do século XX.

Actualmente, encontram-se já identificados variados objectos que pertenceram à Família Espanca em diversas colecções públicas e privadas, que irão servir de base a um futuro programa museológico. Pretende-se assim garantir a salvaguarda desse espólio, de modo a enaltecer a vida e obra de Florbela Espanca. A inclusão e reabertura da Biblioteca Florbela Espanca (neste momento encerrada ao público), é outra das vertentes desta iniciativa, que poderá ser a única forma de enaltecer um nome fundamental da literatura portuguesa, na terra que a viu nascer e promover, deste modo, a possibilidade de fruição pública de um conjunto de bens relacionados com a sua vida pessoal. A futura criação de uma Casa-Museu em homenagem a Florbela Espanca constitui, claramente, um projecto de dimensão nacional.

As votações abriram no passado dia 11 de Junho e o prazo limite para votar é 30 de Setembro de 2018.

Pode votar neste projecto aqui.

bottom of page