Buscar

G.I.E.H.A. – Grupo Informal de Estudos em História da Arte - um novo grupo de estudos para os intere


Inserido no ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o G.I.E.H.A. diz respeito a um Grupo Informal de Estudos em História da Arte fundado em Dezembro de 2015 por três alunos da Faculdade de Letras. Tiago Rodrigues, aluno do primeiro ano do mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro; Hugo Ratão, aluno do terceiro ano da licenciatura em História da Arte; e Ana Rita Pereira, aluna do segundo ano da licenciatura em História da Arte. Meses depois, juntaram-se a eles os alunos do terceiro ano da licenciatura em História da Arte da mesma faculdade, Cátia Reis e Paulo Marques.

Dr. Tiago Rodrigues, mestrando do ARTIS. Presidente e fundador do G.I.E.H.A.

Criado em finais dos anos 50, o ARTIS veio agregar a investigação e o ensino da História da Arte no seio da FLUL com uma formação que foi gradualmente evoluindo desde o surgimento de duas disciplinas opcionais: a pré-especialização em História da Arte (a que se seguiu a criação de uma Variante de História da Arte do Curso de História); e, mais recentemente, a Licenciatura em História da Arte, que molda o 1º ciclo de estudos. Já o prosseguimento dos estudos na área da História da Arte é garantido por um 2º ciclo de estudos que concede o grau de Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro. Segue-se um curso de Doutoramento com dois ramos de pormenorização, respectivamente, em História da Arte e em Ciências do Património e Teoria do Restauro.

A educação sólida nesta área do saber é confirmada por um corpo docente especializado, distinguido e empenhado na I&D, uma vez que o ARTIS pretende oferecer um ensino moderno da História da Arte numa óptica globalizante e integrada, estimulado por uma sólida base de I&D ao serviço do conhecimento da concepção, produção e usufruto da Obra de Arte e da sua salvaguarda.

Neste sentido, o G.I.E.H.A. tem como principal objectivo traçar, desenvolver e apoiar o contacto entre os estudantes de História da Arte, o próprio instituto em que está inserido e as instituições museológicas através da realização de actividades entre ambos.

No âmbito dessas actividades, evidencia-se a realização de workshop como o que está a ser organizado para os dias 3 e 4 de Novembro de 2016 sobre a temática "As Artes decorativas no contexto museológico: o acervo dos Palácios e das Casas-Museu".

Contudo, o Grupo pretende realizar muito mais. Conferências e palestras - quer em instituições museológicas quer na faculdade - são uma ideia que este Grupo pretende colocar em prática, uma vez que o principal intuito é, como já referido, traçar conhecimento entre alunos, investigadores e instituições museológicas.

Mas voltando ao primeiro workshop. Este organizar-se-á em dois dias em que serão apresentadas as comunicações propostas até ao passado dia 7 de Maio e que serão avaliadas pelos docentes do mesmo instituto. As propostas aceites serão apresentadas numa palestra informal onde, em 30 minutos (20 de exposição e 10 de debate), cada orador (recém-licenciados, mestrandos, doutorandos e outros estudiosos/investigadores, conservadores de museus) poderá apresentar a investigação por eles realizada e, com isto, efectuar uma partilha de ideias que possa suscitar uma discussão.

Este é o principal intuito do Grupo que pretende organizar anualmente um workshop com as mais variadas temáticas relacionadas com a História da Arte, onde os participantes poderão apresentar trabalhos de investigação científica sobre o tema principal associado a cada edição anual.

Tiago Rodrigues, presidente e fundador do G.I.E.H.A.

Mais informações aqui.

Contacto: grupoinformalhistoriadaarte@gmail.com

#HISTÓRIADAARTE

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.