top of page

Jornadas Europeias das Artes e Ofícios na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva


Acreditando no valor e potencial da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS), a patrimonio.pt inaugura uma série de reportagens sobre o trabalho desenvolvido na Fundação. A primeira peça cobre a 2ª edição das Jornadas Europeias de Artes e Ofícios em Portugal, decorridas entre 27 e 29 de Março nas proximidades da Fundação.

As Jornadas inserem-se no conjunto de iniciativas promovidas pelo Institut National des Métiers d'Art de France: a FRESS foi convidada a abrir as portas das suas oficinas e a preparar ateliers e workshops direccionados para o público generalista com o intuito de dar a conhecer a riqueza do seu trabalho nas artes e ofícios, procurando promover a transmissão desse conhecimento, assim como a componente de inovação inerente. Mais do que mostrar apenas o trabalho das suas próprias oficinas, a Fundação criou assim um roteiro de visita a ateliers de artistas e artesãos, pequenos negócios e lojas de bairro, a trabalhar, nestes dias, de porta aberta, divulgando a sua actividade e os seus espaços de trabalho a todos os visitantes.

As Jornadas reúnem e promovem assim, de uma forma muito simples, os ofícios tradicionais dos bairros históricos de Alfama, Graça e Mouraria, a especialidade técnica que exigem e a formação disponibilizada pela Fundação neste campo.

bottom of page