top of page

Um Museu para todos. O Olhar de Cada um | Museu de Lamego




Dando forma ao encontro entre a Literatura e Museu de Lamego, a sua história e suas coleções, livro e exposição brotaram da primeira edição de Textemunhos, o Festival Literário, promovido pelo museu, em outubro de 2022, com a finalidade de ensaiar uma maior cumplicidade entre os museus e a Literatura.


Num conjunto de iniciativas desenhado em colaboração com o jornalista programador João Morales e o escritor e jornalista Tiago Salazar, decorreu, entre lançamentos, mesas-redondas, leituras encenadas, performances, exposições, teatro, cinema e gastronomia, o anúncio do livro, agora disponível, numa edição conjunta do Museu de Lamego e a editora Ponto de Fuga.


Complementar ao livro, a exposição, que coincide com a reabertura ao público de mais quatro salas de exposição, concluída a reabilitação estrutural do edifício ao abrigo da Operação Norte2020, Museu de Lamego. Museu para todos, e após a reabertura em outubro passado da sala de exposições temporárias, por onde já têm passado várias exposições – Em construção. Projeto fotográfico de Paula Pinto e Casa da Corredoura. Coleção de fotografia da família Perfeito Magalhães e Meneses, esta última, prolongada até 4 de junho.



Livro e exposição serão apresentados num ambiente de festa, com a presença dos escritores Andréa Zamorano, Filipa Martins, João Morales, Manuel da Silva Ramos, Nuno Camarneiro, Ricardo Fonseca da Mota e Rita Taborda Duarte, para sessão de autógrafos e visita comentada à exposição, e a apresentação do projeto musical HERA.


Uma iniciativa do Museu de Lamego e Textemunhos, em parceria com a editora Ponto de Fuga, que conta com o apoio do Município de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Casa de Santo António de Britiande, Muralha Charm House e Sogrape.


bottom of page