top of page

Restauración abierta de Punta Begoña. Património que conecta la sociedad (Fundación Punta Begoña Fundazioa)

ree

Criada em 2021, a Fundación Punta Begoña instituiu-se com o fim de gerir o projecto de recuperação para uso público das Galerías Punta Begoña, localizadas num enquadramento privilegiado na zona portuária de Getxo, na costa da Biscaia. A Fundação assume-se como uma entidade com responsabilidade no domínio da “sustentabilidade patrimonial, económica e social”. 


O projecto de “Restauración abierta de Punta Begoña. Património que conecta la sociedad” foi pensado para ser fruído pela comunidade desde o seu início, com a realização do restauro e reabilitação do edifício aberto ao público, mas também intencionado para projectar o potencial de crescimento e desenvolvimento cultural

da região. 


Em 2015, o conjunto arquitetónico estratégico, nomeadamente a nível urbano e paisagístico, encontrava-se em ruína e a realização das intervenções de restauro foram acompanhadas pelo público, através de visitas.


As Galerías desenvolveram uma programação variada, tentando chegar aos mais diversos tipos de públicos com exposições, visitas guiadas teatralizadas, oficinas, festivais artísticos e conferências, contando, assim, com mais de 700 atividades e mais de 100 mil visitantes já contabilizados.


A mediação dos conteúdos fez-se também por meio de ferramentas digitais, utilizando a tecnologia audiovisual a favor da História. Um dos exemplos deste investimento para a mediação cultural foi a reconstituição digital rigorosa dos espaços históricos, recriando salas virtuais que podem ser vistos pelos visitantes nos dispositivos móveis, sob desígnio de “viagem no tempo”. 


Ao mesmo tempo, a Fundação apostou na difusão do projecto através da comunicação social, a nível nacional e internacional, a fim de posicionar Punta Begoña no mapa das Jornadas Europeias de Património. 


O projecto caracteriza-se pela sua dinâmica de revitalizar o património edificado, mas é candidato à categoria de "Comunicação" pelo vetor da aproximação do património à população, que se disponibiliza a abrir as suas portas aos públicos, e que se concretiza, nomeadamente e segundo a instituição, na ideia de “aberto para obras”. 


O projeto de recuperação é visto como promissor na área científica, tecnológica e de inovação PCTI Euskadi 2020, um Plano de Estratégia de Inovação e Conhecimento do País Basco, para desenvolvimento social e económico desta comunidade autónoma. As Galerías Punta Begoña foram classificadas como recurso turístico da Biscaia pela Deputación foral de Biskaia. O projeto das Galerías de Punta Begoña vai também de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo sido certificado pelo SGS.

  



 
 
 
bottom of page