Buscar

Museu Regional de Beja vai ser requalificado



O edifício do Museu Regional de Beja, antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição, vai ser requalificado e valorizado, num investimento de 1,2 milhões de euros.


“É uma boa oportunidade para se melhorar significativamente as condições do edifício do museu com um significante apoio comunitário a fundo perdido”, afirmou o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.


Trata-se de uma obra de requalificação, valorização e conservação do edifício do museu “há muito necessária” e que vai ser promovida pela Associação Portas do Território (APT), que reúne a Câmara, a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Beja.


Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição, propriedade do Estado, o museu tem um “vasto e valioso” acervo de obras, datadas desde a pré-história até à actualidade, destacando-se as colecções de arqueologia, pintura, azulejaria, cerâmica, ourivesaria, escultura, numismática, metrologia e ferragens.


O museu vai deixar de ser gerido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e passar a integrar a rede de museus do Ministério da Cultura, numa gestão partilhada entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja.


Fonte: RTP/Lusa

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.