Buscar

Museu Marítimo de Sesimbra nomeado para o EMYA 2020



O Museu Marítimo de Sesimbra é o único museu português nomeado para o prémio European Museum of The Year Award (EMYA) para o próximo ano. Uma lista de mais de 60 museus, cujo vencedor será anunciado em Maio, em Cardiff, País de Gales.


O prémio, atribuído pelo European Museum Forum, foi criado há mais de 40 anos para reconhecer casos de excelência na museológica europeia e é, actualmente, o mais prestigiado galardão atribuído pelo Fórum.


O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, do qual se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos e um conjunto de anzóis e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.


O seu património ligado ao mar e à pesca é fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória, complementado por soluções tecnológicas, entre as quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra.


O Museu Marítimo de Sesimbra esteve presente na Bienal Ibérica de Património Cultural 2019, em Loulé.


Foto: Diário da Região


#MUSEUS #EMYA #SESIMBRA #PRÉMIOS

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.