top of page

Imersão ARTES & OFÍCIOS | Oficina de Colheres de Madeira com @malbarbado


O projecto de André Panoias é sobre memória comum; é sobre reconhecer o valor das coisas simples, dos objectos do quotidiano que sempre foram próximos, mas ignorados. Sobre a história do Portugal rural, do tempo e das coisas feitas com tempo.


Tudo começa com a colher. Depois da faca, é o objecto mais antigo da humanidade. É democrática e versátil, desde cedo que nos sustenta e satisfaz. Esta, é feita no Alentejo, num processo de produção totalmente artesanal e muito criterioso.


Cada colher é um manifesto pela preservação da nossa paisagem cultural: os nossos costumes, as nossas raízes, a nossa identidade. É uma celebração da nossa memória colectiva, tantas vezes esquecida e pouco valorizada.


Durante um fim-de-semana, vamos criar colheres, com vagar, e tirar verdadeiro partido do território. Todos são convidados a imergir nas técnicas artesanais, nos costumes e na paisagem alentejana, acompanhados por quem melhor as conhece.


*Vagas limitadas

*Todos os materiais estão incluídos

*A estadia é oferecida aos primeiros 6 inscritos, na casa Spira, em Vila Nova da Baronia


Mais informações e inscrições no site (https://lab.spira.pt/oficina-de-colheres-de-madeira) ou através do email spiralab@spira.pt.




bottom of page