top of page

Dinarte Machado [Expositores Bienal AR&PA 2019]


A operar desde 1984, a Dinarte Machado - Atelier Português de Organaria é uma empresa de organeiros cuja especialidade é a recuperação de órgãos históricos portugueses dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.


A empresa conta no seu historial com "intervenções tão diversas como o restauro do mais pequeno órgão (Ponta do Sol, Ilha da Madeira) até ao conjunto, único no mundo, dos seis órgãos históricos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, ou do maior órgão histórico construído em Portugal (Mosteiro de Lorvão), composto por 4000 tubos."


Hoje, a Dinarte Machado leva o seu nome e o de Portugal a outros países da Europa, América do Norte e do Sul e reconhece-se como uma empresa de excelência no país na área da conservação e restauro de órgãos históricos, tendo já merecido o reconhecimento do Presidente da República.  

A história da Dinarte Machado inicia-se há 35 anos nos Açores, com a oficina de recuperação de instrumentos históricos de Manuel Dinarte Machado Borges em Ponta Delgada, e actualmente conta com uma equipa de jovens orientada por experientes mestres e com mais de oitenta órgãos recuperados e quinze outros construídos de novo (N. Srª do Cabo de Linda-A-Velha, do Colégio do Funchal, da Sé do Funchal, de S. Francisco de Assis em Lisboa, de Stº André em Mafra, são alguns exemplos).



bottom of page