top of page

Cerimónia de entrega dos PRÉMIOS PATRIMONIO.PT



Numa noite dedicada ao que de melhor se faz no património cultural nacional, foi celebrada a 16 de Outubro de 2021 a 1ª edição dos Prémios Patrimonio.pt.


A cerimónia teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no âmbito da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021. O evento festejou as boas práticas no sector, distinguindo trabalhos desenvolvidos nos 2 anos precedentes à realização da AR&PA.

A 1ª edição dos Prémios contou com 45 candidaturas, provenientes de todas as regiões do país, de diferentes áreas de actuação e representativas tanto do sector público, como não governamental, como empresarial.

Das várias candidaturas submetidas, foram premiados 6 projectos, tendo todos os vencedores sido galardoados com um troféu manufacturado em vidro da Marinha Grande pelo atelier BF Glass.


Os vencedores foram:


Prémio Patrimonio.pt

"De Geração em Geração, Património e Formação: Plano de sensibilização, formação e estágios para jovens" / Atelier Samthiago


Melhor Projecto em Parceria

"Museu na Aldeia" / Sociedade Artística e Musical de Pousos


Melhor Estratégia de Comunicação

"Museu em Casa" e "Oficinas de Saber e Partilha: comunicar com a comunidade em tempos de pandemia” / Museu Marítimo de Sesimbra


Melhor Estratégia de Touring Cultural

"Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo" / Câmara Municipal de Lisboa


Melhor Projecto de Mediação

“Descola: Actividades criativas para alunos e professores" / Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC


Melhor Projecto de Aproximação ao Público Jovem

"Escape Room Castelo de Lanhoso" / Município da Póvoa de Lanhoso


Menção honrosa na categoria Aproximação ao Público Jovem

"MI.MOMO.FARO: Minecraft e a Arquitectura Modernista em Faro" / Faro 2027 e Município de Faro



Com apresentação de Joana Barrios, e subida ao palco dos membros do júri Margarida Alçada (Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais), Enrique Saiz (Antigo Director Geral de Património Cultural na Junta de Castilla y León) e Justin Albert (Director do National Trust Wales), a cerimónia contou também com a presença de vários representantes nacionais e internacionais do panorama do Património Cultural.

A noite foi animada com as actuações da Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura, da SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, do Orfeão de Leiria e da Banda Notas Soltas, privilegiando os jovens e a sua relação com a cultura – tema da edição de 2021 da AR&PA Bienal Ibérica.

Nas palavras de Margarida Alçada, Presidente do Júri, “Os Prémios são uma fundam


ental iniciativa de celebração dos profissionais do sector, de divulgação do trabalho de grande valor realizado por todo o país, de partilha de Boas Práticas e, ainda, de identificação das lacunas a suprir em diversas dimensões deste trabalho especializado”.

Na edição de 2023, por ocasião dos 10 anos da AR&PA Bienal Ibérica do Património Cultural, os Prémios Patrimonio.pt alargar-se-ão a Espanha, contemplando projectos desenvolvidos nesse país, reforçando, desta forma, a dimensão ibérica do trabalho em Património Cultural.



Os Prémios Patrimonio.pt são o resultado de uma iniciativa da Spira – revitalização patrimonial e contam com o apoio do Turismo de Portugal, na categoria Melhor Projecto de Touring Cutural e da HERIFAIRS – rede europeia das feiras do património – na categoria de Melhor Projecto Em Parceria.


bottom of page