juri-01.jpg
MARGARIDA ALÇADA

presidente

Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais

Licenciada em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975) e com Formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998); em 1980 integrou a DGEMN, como Chefe de Divisão de Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Coordenadora e autora de vários projectos realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute; em 2008 assumiu o cargo de Assessora no Turismo de Portugal.

juri-03.jpg
ENRIQUE SAIZ
vogal

Antigo Director de Património Cultural na Junta de Castilla y León

Arquitecto urbanista pela Escuela de Arquitectura de la Universidad de Valladolid e Diplomado em "Liderazgo para la Gestión Pública" pela IESE Business School | University of Navarra, foi, de 2003 a 2019, Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León e membro o Conselho de Património Histórico Espanhol. Entre outros trabalhos, actualmente dirige a equipa técnica internacional responsável pela candidatura a inscrição dos sitios cluníacos na Europa na Lista de Património Mundial da UNESCO.  

juri-02.jpg
JUSTIN ALBERT
vogal

Director Executivo da International National Trust Organization

Licenciado em Direito pela University of Buckingham e mestre em Artes pela University of Wales, conta com uma longa carreira internacional em broadcasting, marketing e produção cinematográifca. Liderou ainda, ao longo de 30 anos, vários projectos em organizações sem fins lucrativos e comerciais de conservação, educação e comunicação social, nos EUA, Caraíbas, China, Médio Oriente, África, Índia e em toda a Europa. É Director da International National Trust Organization e foi recentemente nomeado pela Order of The British Empire, em reconhecimento pelos serviços prestados ao património histórico e natural no País de Gales.

Os PRÉMIOS PATRIMONIO.PT têm como objectivo distinguir as boas práticas no sector do património cultural nacional nos dois anos precedentes à data da sua atribuição, galardoando projectos, entidades e profissionais e pretendendo ser o evento de referência do sector em matéria de premiação.

Candidaturas de 1 de Junho a 8 de Setembro de 2021. Regulamento e Formulário de Candidatura aqui.

Esta primeira edição dos Prémios decorreu no âmbito da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, com cerimónia de entrega no dia 16 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. 

CONHEÇA OS VENCEDORES DE 2021 AQUI

 

CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO

 

  • Melhor Projecto de Mediação

  • Melhor Estratégia de Comunicação 

  • Melhor Projecto em Parceria 

  • Melhor Projecto de Touring Cultural

  • Especial 2021: Melhor Projecto de aproximação ao Público Jovem*

  • Prémio Patrimonio.pt 

 

*Categoria de Prémio decorrente do tema de cada edição da Bienal

JÚRI

logo-premios-patriomoniopt-cor-branco.pn

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.