Barco Varino “Liberdade” – Preservação da Memória e Valorização de um Rio (Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)
- patrimoniopt
- 16 de set.
- 2 min de leitura

O núcleo museológico do Barco Varino “Liberdade”, pertencente ao Município de Vila Franca de Xira, refere-se a uma embarcação típica do Tejo, construída em Abrantes em 1945, que serviu, nomeadamente de transporte de mercadorias no rio até á década de 60.
O Município de Vila Franca de Xira, decidiu adquirir esta embarcação típica em 1988 e, já recuperada, foi tornada Núcleo Museológico do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, permitindo a realização de visitas a bordo entre os meses de Março e de Novembro. Entre Dezembro e Fevereiro de cada ano recolhe à doca seca para manutenção, pintura e cuidados especiais. Os objectivos relativos à embarcação assentam, principalmente, na disseminação geral do conhecimento e da cultura, salvaguarda da identidade e a promoção do património cultural material e imaterial concelhio.
O Município desenvolve uma vasta programação associada a este equipamento cultural, nomeadamente realizando visitas gratuitas para grupos escolares do Concelho. Uma outra iniciativa desenvolvida neste âmbito são “Passeios com História”, visitas guiadas gratuitas, conduzidas por monitores do Museu Municipal, aos fins de semana, dirigidas a todos os públicos. É também de destacar o programa "Filma Aqui", que incentiva a realização de filmagens no Barco Varino.
Ainda são realizadas acções como os “Passeios à População”, destinados ao público em geral, tendo um calendário anual definido, e “Marinheiro por um dia”, pensado para a faixa etária dos 12 aos 16 anos, com o objetivo de cativar o interesse para a náutica e, em especial, para as embarcações tradicionais no rio Tejo.
Estes passeios traduzem-se numa forma de usufruir do recurso que é a Reserva Natural do Estuário do Tejo, reunindo natureza, ao mesmo tempo, cultura e tradição. O Barco Varino “Liberdade” faz viagens através do tempo, estabelecendo uma ligação entre a cidade, o rio e a Lezíria.
A inserção na categoria Touring Cultural para os Prémios Património Ibérico 2025 relaciona-se com os percursos desenvolvidos pelo Barco Varino nesse âmbito. De 2024 para o corrente ano, as rotas do Núcleo Museológico do Barco Varino “Liberdade” foram repensadas e redesenhadas, resultando em 5 novos percursos fluviais (Rota do Estuário do Tejo, Rota do Vinho, Rota dos Avieiros, Rota do Comércio, Rota Entre Pontes, Rota das Indústrias), com o intuito de associar as suas rotas a temáticas específicas, visando a valorização da ligação da embarcação ao contexto envolvente. Anualmente, tem-se verificado um aumento no número de participantes nas visitas a este equipamento cultural.




