Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal (Câmara Municipal de Setúbal)
- patrimoniopt
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Rede de Museus de Setúbal é constituída por uma colectividade de espaços culturais de gestão municipal, como é o caso da Casa do Corpo Santo - Museu do Barroco, da Galeria Municipal do Banco de Portugal, do Museu de Setúbal - Convento de Jesus, do Forte de Albarquel, entre outros equipamentos. Derivado desta representatividade dispõe de colecções de elevado valor patrimonial e artístico e desenvolve um conjunto regular de eventos que aproxima os públicos da oferta existente.
O Serviço Educativo, com um programa de actividades anual e bastante diverso, é determinante para o êxito desta estratégia de democratização do acesso à cultura.
A Rede de Museus Municipais de Setúbal, com o Dirigente do Serviço Municipal de Museus - Município de Setúbal, Michelle Teixeira Santos, apresenta como candidato ao Prémio Acessibilidade ao Património, o Projeto Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal.
O Projeto Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal deriva das principais iniciativas desenvolvidas entre 2023 e o presente ano, 2025, reveladoras de um compromisso ativo por parte da entidade Rede de Museus Municipais de Setúbal, enquanto agente de inclusão, abrangendo diferentes segmentos do público, promovendo igualdade de acesso e participação ativa, na vida cultural da cidade.
O Projeto apresenta como principal objectivo o encargo de garantir que todos os cidadãos, independentemente das suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas, possam usufruir do Património Histórico e Museológico Municipal. Com esta intenção, a Rede de Museus Municipais de Setúbal colocou o tema da acessibilidade no centro da Política Cultural do Município, investindo em numerosos equipamentos de acessibilidade motora, linguística, visual, digital e comunicacional, nos seus Museus.
No âmbito da acessibilidade motora, a Rede de Museus Municipais de Setúbal instalou rampas de acesso, plataformas elevatórias, sinaléticas e pisos táteis e adaptou os percursos expositivos. A nível da acessibilidade linguística, destacaram-se pela criação de conteúdos audioguiados multilingue, bem como em linguagem Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional. Desenvolveram também materiais em braille e maquetes táteis, garantindo a acessibilidade às colecções para pessoas com deficiência ocular.
Quanto à acessibilidade digital e comunicacional, foi lançado um novo site, acessível e de leitura facilitada, tendo sido criadas, em paralelo, páginas oficiais nas redes sociais e a aplicação móvel do Museu do Trabalho Michel Giacometti, que permite aceder a vídeos explicativos, visitas virtuais e realidade aumentada. Para a Rede de Museus Municipais de Setúbal a aposta nestas plataformas é fundamental, pois alarga o alcance das coleções e das atividades a todos os públicos, promovendo a universalidade de acesso ao Património Cultural de Setúbal.
A Rede de Museus Municipais de Setúbal também apresenta medidas de acessibilidade na Programação Cultural, dedicando-se à realização de actividades personalizadas a diferentes necessidades, workshops adaptados, visitas mediadas com interpretação em LGP, atividades interactivas com escolas, IPSS, associações de pessoas com deficiência e com o público sénior.
A aposta da Rede de Museus Municipais de Setúbal tem se comprometido com o princípio da Democratização do Acesso à Cultura, concretizado em políticas de acessibilidade e inclusão social, integrando-se na Categoria “Acessibilidade” nos Prémio de Património Ibérico 2025.
join338
join338
join338
join338
join338
join338
join338
join338
join338
join338