top of page

Debate "O que é o Arquivo?"


15 a 17 Maio | Biblioteca de Marvila, Lisboa

Durante três anos (2017 a 2019), o ciclo O que é o Arquivo? organiza uma série de Laboratórios, encontros de trabalho e de discussão, onde, de cada vez, esta pergunta será colocada a partir de práticas e saberes visuais particulares e de campos de trabalho e investigação específicos. O terceiro laboratório do ciclo O que é o Arquivo? propõe uma reflexão sobre o encontro entre a cidade e o arquivo e tem lugar de 15 a 17 de Maio, na Biblioteca de Marvila, em Lisboa, sob o mote Espaço Expectante.

No decorrer do laboratório investigadores e artistas debruçam-se sobre o tema, em três mesas de trabalho, organizadas sob três linhas de investigação: “Território” (desenho e planeamento), “Extratos” (tempo) e “Terreno” (ocupação). Entre outras problematizações, procura-se dar resposta a questões como as potencialidades do espaço vazio no meio de uma cidade.

15 Maio

15h00 | MESA DE TRABALHO 1. TERRITÓRIO: Desenho e planeamento

Desenho e planeamento territorial e o modo como este influencia ou se relaciona com os trajectos e a habitação.

16 Maio

10h00 | MESA DE TRABALHO 2. ESTRATOS: Tempo

A sedimentação visível de camadas temporais numa mesma paisagem, acumulação de tempos de que a ruína é uma sinédoque.

15h00 | MESA DE TRABALHO 3. TERRENO: Ocupação Questões relacionadas com a Terra, potencialidades da ocupação e da tomada do espaço urbano e das possibilidades de um espaço afirmado como improdutivo ou vago. 17 Maio

21h30 | Sessão de Cinema ao Ar Livre

A Primeira Árvore no Parque de Chelas (reportagem da RTP, de 24 Janeiro de 1974) Brasília: contradições de uma cidade nova, de Joaquim Pedro de Andrade Pé na Terra, de João Vladimiro Fire Child, de Gordon Matta – Clark. «Arquivo / Cidade

A proposta deste laboratório surge do confronto e da observação directa de uma zona da cidade de Lisboa em intensa transformação, Marvila, onde parece ser particularmente premente levantar questões sobre o arquivo, com enfoque na sua importância para a construção de um lugar. O laboratório foi precedido de sessões de trabalho com investigadores e artistas cujo trabalho está de alguma forma ligado a este território em particular: António Miranda, Fátima Tomé Ribeiro, Frédéric Vidal, Guya Accornero, Joana Braga, Mariana Viegas, Paulo Catrica, Susana Ventura, Tiago Castela e representantes das associações locais.»

Esta é uma iniciativa organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, em parceria com o projecto OBRA – Fragmentação e Reconfiguração: A experiência da cidade entre arte e filosofia, com curadoria de Inês Sapeta Dias, Joana Ascenção, Maria do Mar Fazenda, Nélio Conceição e Susana Nascimento Duarte.

Todas as actividades são de entrada livre e abertas ao público.

Mais informação: Arquivo Municipal de Lisboa

bottom of page