top of page

Curso de Reabilitação de Construções Tradicionais


O Curso Técnico Superior Profissional é lecionado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, em parceria com o Centro de Artes e Ofícios do Património (CAOP).

As principais razões para a criação de um curso de Reabilitação de Construções Tradicionais prendem-se com: i) o impacto do património histórico no turismo/economia local; ii) a necessidade de formar técnicos capazes de intervir em edifícios tradicionais; iii) a necessidade de requalificar quadros redirecionando-os para a reabilitação. O CTeSP Reabilitação de Construções Tradicionais é especialmente vocacionado para a reabilitação do património, preservando as suas características com respeito pelas técnicas e materiais utilizados na sua construção.

Objectivos

O técnico superior de Reabilitação de Construções Tradicionais é um profissional habilitado a intervir na reabilitação da construção tradicional, através da implementação de planos e processos de reabilitação, conservação e restauro do património edificado, integrado em equipas multidisciplinares, contributo para a manutenção da integridade das construções, através do conhecimento das suas especificidades e das implicações que as intervenções podem produzir.

Estes técnicos terão competências para planear, dirigir e supervisionar obras de reabilitação e conservação, elaborar planos de execução, programas de concurso e cadernos de encargos.

Competências

- Supervisionar a utilização adequada das tecnologias e dos equipamentos na reabilitação de edifícios - Definir e implementar soluções de reabilitação e conservação - Planear, coordenar e fiscalizar operações de reabilitação e conservação. - Analisar projetos, peças desenhadas e especificações relativas às características técnicas da construção. - Dirigir obras e elaborar programas de concurso e cadernos de encargos. - Assistir tecnicamente a execução dos trabalhos das várias equipas e especialidades, tendo em conta os requisitos técnicos e de qualidade definidos. - Organizar, distribuir e supervisionar o trabalho das equipas de produção/manutenção, otimizando a produtividade. - Participar em equipas multidisciplinares de organização e implementação de planos de manutenção de construções . - Participar em equipas multidisciplinares de organização e implementação de planos de Segurança, Higiene e Saúde nos Estaleiros e Obras.

Saiba mais no site oficial do curso.

Fotografia de Vidar Nordli-Mathisen.

bottom of page