top of page

Curso "THE TIME(S) OF CONTEMPORANEITY" no Porto


A PLÁKA é o novo projecto de dinamização da prática e da apresentação de arte contemporânea no Porto, reunindo projectos que consubstanciam a política municipal de apoio às artes e dando forma às iniciativas Aquisição, Colectivos, Anuário, Criatório, Shuttle e Inresidence. Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, a PLÁKA constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.

O projecto Colectivos Pláka organiza-se em três grupos temáticos que, até Dezembro de 2018, terão em curso mais de duas dezenas de actividades, como conversas, performances e workshops. Os grupos são coordenados por tutores e vão envolver cerca de 40 artistas e especialistas, portugueses e internacionais.

O programa dos Colectivos Pláka inicia-se com o curso THE TIME(S) OF CONTEMPORANEITY, com tutoria de Claire Bishop e Nuno Crespo, e conta com as participações de Boris Groys, Tania Bruguera, Isabel Lewis, Flávio Almada e Joana Gorjão Henriques. Anacrónica, não-sincronizada, universal, disjuntiva, nostálgica, pós-colonial: a arte contemporânea e a teoria foram submetidas a uma onda de autorreflexão sobre como definir a temporalidade implícita na ideia de contemporaneidade. O termo tornou-se uma categoria abrangente para um estado de iniciativa cultural global, generalizada, que (através das bienais, do mercado, etc.) se presume co-temporânea; ao mesmo tempo, parece óbvio que, num dado momento, coexistem sempre diferentes temporalidades, e que as obras de arte podem ser recipientes exemplares para noções de tempo que competem entre si. O curso de formação THE TIME(S) OF CONTEMPORANEITY procura ser um espaço de reflexão e discussão de quatro posições artísticas e intelectuais que se abrem a diferentes temporalidades na arte contemporânea.

Este decorrerá entre os dias 24 e 27 de Julho no Palácio dos Correios e pretende ser um espaço de reflexão e discussão de posições artísticas e intelectuais que se abrem a diferentes temporalidades na arte contemporânea. Cada um dos dias será organizado em torno de um workshop, reservado aos participantes inscritos, que terá lugar entre as 15h00 e as 18h00, a que se segue uma sessão pública com entrada livre, sempre com início às 18h30 horas. O curso terá lugar no Palácio dos Correios 7º, Porto (entrada pela Rua Guilherme Costa Carvalho) e será dado em língua inglesa, com excepção da sessão de dia 26 de Julho que será em português. Este curso é limitado a 20 participantes e tem o valor de 50€ por pessoa. As inscrições estão abertas até ao dia 16 de Julho e o programa pode ser acompanhado aqui.

bottom of page