BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

OPEN HOUSE PORTO 2018


A 4ª edição do Open House Porto irá abrir as portas de 65 espaços em Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, no fim de semana de 30 de Junho e 1 Julho de 2018, numa edição com curadoria de Inês Moreira e João Paulo Rapagão.

O Open House Porto é uma oportunidade para se descobrir e usufruir de locais singulares, novos ou antigos, prostrados no tempo, recuperados ou reconstruídos, revelando arquitecturas de qualidade excepcional e original, e formulando-se como um convite a todos para utilizar e explorar a cidade do Porto, através de um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços nem sempre acessíveis ao público.

O foco curatorial da quarta edição aponta para arquitecturas de utilização industrial e para aquelas de sustentação das suas actividades, sejam de produção ou de habitação, mas também de vocação institucional, seja social ou cultural, numa demonstração clara de que as cidades que herdámos souberam assimilar e conciliar a indústria com os diversos usos que as estimulam e mobilizam.

Abrem-se arquitecturas abandonadas, revelam-se outras renovadas ou revalidadas por usos compatíveis e úteis para o futuro, respeitando a memória e a história, tanto na sua dimensão simbólica como enquanto matéria-prima para as novas intervenções. Entre estes dois limites de actuação dos arquitectos, ora preservando ora transformando, oferece-se a visita a obras com abordagens diferenciadas, propondo alargar os debates que hoje decorrem sobre a transformação das cidades, crescentemente assediadas pelo turismo.

Esta edição procura ainda desmistificar e desmontar tabus sobre a industrialização e a desindustrialização presentes nas três cidades. Os 65 espaços seleccionados são, por isso, prova da sua validade e de diversas viabilidades arquitectónicas, actuais e futuras. Tantas vezes, foi da industrialização o salto de modernidade e urbanidade, de afirmação e de promoção de cidade, a razão de introdução e actualização de infraestruturas e, também, de mobilidade, de vitalidade identitária ou de crescimento demográfico. As indústrias actuais são de novo estimulantes para as cidades, atraindo variados usos habitacionais, comerciais, sociais e culturais, e outras formas de revitalização que interessa perceber e promover para garantir a diversidade e a qualidade da urbe.

O público é convidado a conhecer um roteiro, de forma totalmente gratuita, que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitectura e a cidade através de um novo olhar.

Existem três formatos de visita:

Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projecto de arquitectura ou por um especialista convidado.

Formas de acesso às visitas:

O acesso à grande maioria das visitas será sem marcação, por ordem de chegada.

Apenas os espaços nº 12, 14, 55 e 58 exigem (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. A reserva destas visitas ficará disponível a partir do dia 27 JUNHO, às 14h00, aqui.

Para além do roteiro de visitas é ainda disponibilizado um programa de acções paralelas que possibilitam outras formas de observação e usufruição dos espaços: Programa Caleidoscópio - conjunto de actividades gratuitas produzidas em parceria com a CASA DA ARQUITECTURA durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspectivas de exploração e ocupação dos espaços.

A 4ª edição do Open House Porto é organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura com a Parceria Estratégica das Câmara Municipais do Porto, V.N. Gaia e Matosinhos.

#ARQUITECTURA #PORTO #VISITASGUIADAS #VISITASTEMÁTICA #PATRIMÓNIO #CULTURA