Buscar

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2018


O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio, data assinalada desde 1977 por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Como forma de comemoração, neste dia, vários museus têm entrada gratuita e uma programação especial que integra várias actividades e iniciativas, num horário muitas vezes alargado dos espaços de forma a aumentar os visitantes nos espaços museológicos.

Para esta data, o ICOM selecciona anualmente um tema, sendo a escolha feita a partir de assuntos que estão no centro das preocupações da sociedade. Hiperconetividade é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio electrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconectado de hoje os museus juntam-se a esta nova tendência. Esta é a razão pela qual o Conselho Internacional de Museus escolheu “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” como tema para 2018.

É impossível compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam. Os museus são uma parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente.

Devido à tecnologia os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além do público tradicional, assim como conseguem encontrar novas formas de aproximação das colecções aos diferentes públicos: quer através da digitalização de colecções, como usando elementos multimédia nas exposições ou simplesmente utilizando um hashtag que permite ao visitante partilhar a sua experiência nas redes sociais.

Contudo, nem todas estas conexões se devem à tecnologia. Como os museus se esforçam por manter a sua relevância na sociedade, eles centram a sua atenção na comunidade local e nos diversos grupos que a constituem. Como resultado, estes últimos anos assistimos ao nascimento de inúmeros projectos comuns organizados por museus com a colaboração de minorias, comunidades indígenas e instituições locais. Para envolver estes novos públicos e fortalecer as suas conexões, os museus devem encontrar novas maneiras de interpretar e apresentar as suas colecções.

O Programa do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus engloba assim actividades que aproximem diferentes públicos das colecções, explorando todas as conexões com a suas comunidades, herança cultural e paisagem natural.

A Direcção-Geral do Património Cultural tem disponível na sua página o Programa completo, que pode ser pesquisadas por Concelho e Tipo de Actividade.

Consulte a Programação completa aqui.

#MUSEUS #MUSEOLOGIA #ICOM #VISITASGUIADAS #VISITASTEMÁTICA #ACTIVIDADES

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.