top of page

Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria: Uma plataforma online sobre as raízes da g


O acto de estar reunido em torno de uma mesa é intrínseco à forte tradição gastronómica nacional, e a conversa que acompanha o momento acaba invariavelmente por abordar também a temática da própria comida, num tema que apaixona e entusiasma todos os participantes: os pratos tradicionais, os petiscos, os vinhos que acompanham a refeição.

Foi precisamente reunido à volta de uma mesa, à frente de um prato com papas de milho, redenho e açúcar amarelo, que o realizador Tiago Pereira teve a ideia de trabalhar com a comida e as tradições gastronómicas, fazendo algo similar ao realizado no projecto de recolha musical “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” (http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/), um arquivo que engloba vídeos de práticas musicais portuguesas pouco conhecidas, gravadas localmente, com tocadores e músicos, amadores e profissionais, construtores de instrumentos, gente anónima que preserva ainda a música pela transmissão oral.

Tiago pretendia tornar as tradições gastronómicas mais visíveis e no final de 2015, aliou-se ao Esporão e ao chef André Magalhães para o arranque do projecto “O Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria”, um registo do riquíssimo património gastronómico nacional que alia a partilha de tradições gastronómicas a um novo olhar contemporâneo sobre as mesmas, através da contribuição de diversos chefs portugueses, cujas propostas são inspiradas em produtos tradicionais.

O projecto “O Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria” funciona como arquivo etnográfico da gastronomia portuguesa, acessível online, que regista o património gastronómico e as tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração através da expressão oral – uma memória partilhada, uma música ou uma história. Costumes e tradições gastronómicas tão ricas e distintas de um território tão pequeno como o nosso, às quais se um olhar contemporâneo com a contribuição de chefs portugueses.

A equipa percorre o território nacional à procura das raízes da gastronomia nacional e cada episódio conta com a presença de um chef, convidado a partilhar a sua interpretação de uma receita, utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público. O primeiro episódio passa-se no Algarve, com um ensinamento do Sr. Toni Coelho sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas, do Chef André Magalhães.

Existem já 18 episódios e 59 pequenos vídeos que registam, pela voz dos habitantes das mais de 50 localidades visitadas, as suas receitas tradicionais, e que contam com a participação e sabedoria dos chefs José Júlio Vintém, Vítor Claro, André Magalhães, Bertílio Gomes, Hugo Brito, Inês Dinis, João Rodrigues, José Pinheiro, Júlio Pereira, Marco Gomes, Margarida Rego, Pedro Pena Bastos, Renato Cunha, Rodrigo Castelo, Rui Oliveira, e Rui Paula.

Catarina Santos, Directora de Marketing do Esporão, acredita que “enquanto produtores de vinho e azeite assumimos também o compromisso de conhecer aquilo que lhe é indissociável – a nossa Gastronomia. Procuramos, com este projecto, preservar a memória e diversidade gastronómica menos visível no nosso dia-a-dia; amplificar aquilo que nos torna únicos nesse âmbito; reforçar a nossa identidade e genuinidade; e, no limite, inspirar a construção de um futuro mais sólido pelo conhecimento acumulado”.

Conheça aqui o facebook do projecto.

bottom of page