top of page

Conhecer Lisboa pela lente de Augusto Bobone


Venda ambulante de perus, c. 1891, Largo de S. Domingos, Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa​.

Augusto Bobone nasceu em Lisboa em 1852, e foi um dos fotógrafos de destaque nacionais do final do século XIX e início do século XX, captando os costumes e as tradições da época vividas no país.

Com formação em pintura pela Academia de Belas Artes de Lisboa, curso que concluiu com distinção, foi colaborador do fotógrafo francês Alfred Fillon (1825-1881), um dos pioneiros da fotografia em Portugal, que se refugia no nosso país em 1851, durante a vigência de Napoleão III.

Após a morte de Fillon, Augusto Bobone herda a direcção do seu reputado estúdio de fotografia, Atelier Fillon, então situado na Rua Serpa Pinto nº 79 a 87, junto à Igreja dos Mártires, no Chiado, em Lisboa, onde manteve actividade até 1910 (ano do seu falecimento).

Durante o seu percurso profissional, Bobone foi nomeado fotógrafo das Casas Reais Portuguesa e Espanhola, pelo seu prestígio reconhecido na sociedade lisboeta da época, tendo sido um dos profissionais preferidos da Corte portuguesa.

Foi membro Honorário da Academia de Ciências de Bruxelas e premiado em diversas exposições internacionais com vários Grandes Prémios, destacando-se a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Paris de 1900.

Para além disso, foi também colaborador em diversas publicações como o "Boletim photographico", "Ilustração portugueza" e "Brazil-Portugal".

Venda ambulante de refrescos, início do século XX, Rua de Betesga com a Rua Augusta, Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa.

Lavadeira, 1906, Avenida da Liberdade, Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa.

Venda ambulante de perus, c. 1891, Praça dos Restauradores, Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa.

Xé-Xé, 1910, Avenida da Liberdade, Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa.

bottom of page