BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

Uma viagem ao tempo de Joshua Benoliel


Joshua Benoliel, nascido em 1873, é considerado o pai do fotojornalismo em Portugal ou o maior fotógrafo português do início do século XX.

Judeu, descendente de uma família hebraica que se instalara em Gibraltar, fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época - as viagens dos reis D. Carlos e D. Manuel II ao estrangeiro, assim como a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República ou a participação do exército português na Primeira Guerra Mundial.

Tendo trabalhado para o jornal "O Século" e para a revista do mesmo jornal, a "Ilustração Portugueza", destacou-se também como colaborador fotográfico das revistas "Atlântida" e "Brasil-Portugal". As suas fotografias caracterizam-se pelo estilo íntimo e humano com que abordava os temas.

A Câmara Municipal de Lisboa divulga agora um vídeo realizado pela sua equipa do Departamento de Marca e Comunicação, que "dá vida" a várias fotografias de Joshua Benoliel - um apaixonado confesso pela cidade de Lisboa. Utilizando a técnica de animação 2,5D e o programa Adobe After Effects, as fotografias do Arquivo Municipal de Lisboa tornam-se assim registos animados lisboetas da passagem do século XIX para o século XX.

Memórias da Cidade, vista por Joshua Benoliel.

#FOTOGRAFIA #ANIMAÇÃO