Joshua Benoliel, nascido em 1873, é considerado o pai do fotojornalismo em Portugal ou o maior fotógrafo português do início do século XX.
Judeu, descendente de uma família hebraica que se instalara em Gibraltar, fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época - as viagens dos reis D. Carlos e D. Manuel II ao estrangeiro, assim como a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República ou a participação do exército português na Primeira Guerra Mundial.
Tendo trabalhado para o jornal "O Século" e para a revista do mesmo jornal, a "Ilustração Portugueza", destacou-se também como colaborador fotográfico das revistas "Atlântida" e "Brasil-Portugal". As suas fotografias caracterizam-se pelo estilo íntimo e humano com que abordava os temas.
A Câmara Municipal de Lisboa divulga agora um vídeo realizado pela sua equipa do Departamento de Marca e Comunicação, que "dá vida" a várias fotografias de Joshua Benoliel - um apaixonado confesso pela cidade de Lisboa. Utilizando a técnica de animação 2,5D e o programa Adobe After Effects, as fotografias do Arquivo Municipal de Lisboa tornam-se assim registos animados lisboetas da passagem do século XIX para o século XX.
Memórias da Cidade, vista por Joshua Benoliel.