top of page

Percursos entre Portugal e Brasil, por José Clewton do Nascimento


A patrimonio.pt volta a dar a conhecer o contributo dos nossos leitores através da missiva lançada pelo Facebook adereçada a ilustradores e desenhadores. Desta vez, a resposta veio do Brasil com uma série de ilustrações de cidades portuguesas de José Clewton do Nascimento.

Sobre as ilustrações:

Percursos entre Portugal e Brasil

Percorrer cidades portuguesas representou, para mim, reforçar o vínculo entre os patrimônios culturais – português e brasileiro – , marcado pela transmissão de determinadas formas de construir, que aproximam as duas nações. Percorrer, principalmente, as cidades de Lisboa e do Porto, é ver um pouco das nossas cidades coloniais brasileiras. É ver Salvador, Olinda, Ouro Preto. É observar o quanto a arquitetura nos une.

Sobre o autor: José Clewton do Nascimento nasceu em 1967, na cidade de Itapipoca, Ceará, Brasil. É arquiteto e urbanista, diplomado pela Universidade Federal do Ceará, e doutor pela Universidade Federal da Bahia. É professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Torre de Belém, Lisboa

Praça de Touros do Campo Pequeno, Lisboa

Paço do Palácio Nacional de Sintra, Sintra

Igreja da Ordem do Terço, Porto

bottom of page