top of page

A Encomenda Prodigiosa - Um olhar para os bastidores


Sempre gostámos dos bastidores. De como as coisas se fazem. De como as coisas se montam e surgem. Até porque sabemos que não é, de todo, por magia: é sempre fruto de muito trabalho, preparação, coreografia de equipa.

Iniciamos com esta peça uma visita aos bastidores de exposições, de equipamentos culturais, de eventos importantes no panorama do património cultural português que nos permitam mostrar um lado malogradamente muito desconhecido da população em geral. Acreditamos que esta partilha de informação contribuirá para gerar mais curiosidade, mais interesse, mais consumo destas formas de entretenimento cultural.

E foi por isso que a patrimonio.pt foi ao Museu Nacional de Arte Antiga para conhecer os bastidores da desmontagem da exposição "A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Batista" – uma das exposições temporárias mais marcantes do programa expositivo do Museu de Arte Antiga para o ano de 2013. A “Encomenda”, patente no MNAA de 18 de Maio a 29 Setembro de 2013, terá recebido, segundo informações da equipa técnica, cerca de 60 000 visitantes. Importa ter presente que esta exposição se dividiu em dois pólos - o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu de São Roque.

A Encomenda Prodigiosa procurou retratar o caminho que conduz da Basílica Patriarcal de Lisboa à Capela Real de São João Baptista, ambas encomendas de D. João V pretendendo posicionar a corte portuguesa como uma das mais proeminentes cortes europeias em riqueza - originada pelo ouro do Brasil - e em prestígio político.

Na peça vídeo apresentada, sugerimos o acompanhar de parte do processo de desmontagem das peças expostas no Museu de Arte Antiga, ilustrada pelas explicações de Luísa Penalva e Anísio Franco, Conservadores de Ourivesaria e de Escultura e Vidros, respectivamente.

Equipa, peças, seguros, tempo de montagens e desmontagens, transportes, estruturas temporárias, parcerias e apoios são alguns dos pontos referidos nestas sintéticas entrevistas.

Propomos assim um espreitar autorizado para detrás do pano de uma exposição temporária num dos maiores museus nacionais, guiados pela mão da equipa técnica do MNAA.

bottom of page