top of page

Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal


A oportunidade de acolher, numa Igreja, alguém que chega na condição de turista ou peregrino, português ou estrangeiro, é antes de mais uma possibilidade de evangelização valiosa, que não pode, nem deve ser, ignorada. A Igreja Católica é assumidamente, a fiel depositária de muito do património religioso nacional, que em grande medida se coaduna com a sua missão cultural e evangelizadora.

Num país com uma forte e crescente dinâmica turística, torna-se cada vez mais importante perceber, como poderá a Igreja Católica acolher em todos os seus espaços, os milhares de visitantes que anualmente chegam a Portugal, em busca de novas experiências culturais, onde a vivência espiritual e a plena construção da pessoa humana, não pode ser desvanecida por entre o conjunto global de ofertas, orientadas meramente por factores económicos.

O projeto “Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal - Uma nova forma de viver o Património” é em suma, uma proposta para organização e promoção turística dos vários espaços da Diocese, tendo como objectivo, criar condições para o acolhimento dos milhares de visitantes que todos os anos chegam à região de Setúbal. Apesar disso, esta não é apenas uma proposta de acolhimento para quem visita a Diocese, mas também uma ideia que procura dar a conhecer aos próprios Diocesanos, todos os seus espaços sagrados, lugares de vivência e dimensão comunitária.

Enquadramento Pastoral

Portugal é, um país com condições propícias ao desenvolvimento da atividade turística. Desde de meados do século XX, que a Igreja Católica Portuguesa tomou consciência desta realidade, também como uma oportunidade pastoral, e devido à entrada no país de povos de todo o mundo, também um momento de evangelização. Idealizada à cerca de 40 anos, a Pastoral do Turismo em Portugal, só agora toma forma, através da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, criada em Maio de 2012 vem por fim, assumir a tarefa e responsabilidade da Igreja Portuguesa, neste campo. A marcar o arranque das atividades desta Obra Nacional, foi editada em Julho de 2012 uma Carta Aberta a todas as Comunidades Cristãs, onde foram expressas de forma muito clara oito propostas para a promoção e envolvimento das Comunidades, nesta ação evangelizadora que é a Pastoral do Turismo.

De entre as oito propostas, contidas na primeira Carta Aberta às Comunidades da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, o projeto “Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal”, procura desenvolver essencialmente cinco dessas orientações, a saber:

"Promover, acolher e estimular a ação dos grupos de apostolado dedicados em particular às pessoas que vivem e trabalham no sector do turismo, mesmo quando estas realidades não se encontrem na própria paróquia. Constituir um grupo permanente de leigos, para estudar e propor ações pastorais a promover no campo do turismo. Adequar os serviços às necessidades dos turistas, nos lugares de intensa presença turística, de modo a facilitar o contacto pessoal, a celebração da fé, a oração individual e o testemunho da caridade. Propor medidas adequadas, para que os visitantes possam participar nas celebrações eucarísticas na própria língua, ou com outras expressões da própria cultura, dentro do respeito das disposições litúrgicas em vigor. Manter oportunamente atualizada, a informação sobre os serviços paroquiais, e preocupar-se para que os turistas a possam consultar nos seus hotéis, em lugares de informação ou através de outros meios de difusão.

Definição

O “Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal” é, uma estratégia de comunicação e promoção de todos os espaços religiosos da Diocese de Setúbal. O projeto tem como principal ferramenta a sua plataforma online, lugar onde reúne e organiza toda a informação relativa ao património móvel e imóvel da Diocese. O “Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal” é, uma iniciativa da Comissão Diocesana de Arte Sacra, que procura reunir como principais parceiros, as Paróquias da Diocese e entidades públicas e privadas, ligadas aos sectores económicos do turismo e cultura.

Objectivos

Promover junto dos vários visitantes, nacionais e estrangeiros da Diocese de Setúbal, toda a sua oferta turística, cultural, artística e etnográfica em consonância também com a sua missão evangelizadora. Potenciar um conjunto de meios de comunicação, com especial foco no online, capazes de divulgar os vários espaços religiosos da Diocese de Setúbal (igrejas, santuários, ermidas, monumentos, conventos...). Inventariar e expor, as peças mais relevantes de Arte Sacra, existentes na Diocese de Setúbal, associando os vários artigos aos seus lugares religiosos de referencia. Afirmar os espaços religiosos, como pontos de elevando interesse turístico, cultural, artístico e etnográfico e lugares de profunda relação com todo o seu meio envolvente. Estimular a relação de todos os Diocesanos de Setúbal, com os seus lugares religiosos, símbolos de unidade, identidade e comunidade.

Vantagens

Inventariação do Património, móvel e imóvel da Diocese de Setúbal. Promoção e divulgação do património: turístico, cultural, artístico e etnográfico. Criação de condições, para o acolhimento e informação de todos os potenciais visitantes, da Diocese. Construção de uma estratégia de comunicação, turística e cultural coerente entre todos os espaços. Aumento de visitantes, nacionais e estrangeiros nos espaços religiosos, da Diocese de Setúbal.

Plataforma

A plataforma do projeto, o seu principal meio de comunicação está disponível para consulta, através do endereço: www.igrejas-setubal.pt. Os espaços religiosos, são visualizados segundo a sua localização geográfica, a esta forma de organização junta-se também a possibilidade de pesquisar os vários espaços, utilizando diferentes características. Cada espaço religioso é apresentando conforme uma ficha modelo, composta pelos seguintes elementos: designação, localidade, concelho, paróquia, vigararia, tipologia, estilo arquitectónico, data de edificação, descrição, fotografias, horário de visita, horário de eucaristias, morada, telefone, fax, email e página. A informação de cada espaço, é ainda completada, quando aplicável, com uma listagem das suas peças de referencia, estando cada um destes artigos caracterizado com as seguintes informações: designação, natureza da obra, assunto, autor e data de criação.

Participação

O "Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal" pretende-se um projeto colaborativo, onde qualquer pessoa, pode participar enviando informações sobre as igrejas da sua área de residência para publicação. Para isso basta seguir a ficha de informação utilizada na página de cada igreja e enviar esses conteúdos para o email info@igrejas-setubal.pt

Para ficar a par das novidades e desenvolvimentos do projeto poderá consultar a sua página de facebook na morada www.facebook.com/roteirosetubal

Ruben Duarte é diretor de arte e coordenador do projeto "Roteiro das Igrejas da Diocese de Setúbal." Licenciado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior este criativo natural de Setúbal, desenvolve desde 2009 a sua actividade em torno de três grandes vectores comunicacionais, são eles: o branding, o design editorial e a interatividade online.

bottom of page