Conversas de Património: 4 conversas sobre Gestão do Património em Portugal

23 Março, 17h00
Margarida Alçada 
A Política Pública no Campo Patrimonial
Moderador Convidado: Sofia Costa Macedo

Tendo como convidada Margarida Alçada, antiga directora dos Serviços de Inventário e Divulgação da DGEMN, a discussão desenvolveu-se em torno do papel do Estado na gestão do inventário do património nacional, desde 1929 ao presente. Sofia Costa Macedo, colunista na patrimonio.pt, professora e investigadora na área da gestão do património cultural, é a moderadora convidada. Catarina Valença Gonçalves, directora do Programa Avançado de Gestão do Património Cultural e directora da Spira – é a anfitriã.​

 

 

 

Margarida Alçada

Licenciada em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975) e com Formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998); em 1980 integrou a DGEMN, como Chefe de Divisão de Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Coordenadora e autora de vários projectos realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute; em 2008 assumiu o cargo de Assessora no Turismo de Portugal.

 

Sofia Costa Macedo

Colunista da patrimonio.pt desde 2020. Desenvolve trabalho sobre as Associações de Defesa do Património em Portugal. Licenciada em Arqueologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL, onde lecciona unidades curriculares do domínio do Património Cultural. Investigadora Integrada do CIES-Iscte e membro da equipa de investigadores do Observatório Português das Atividades Culturais.  É, actualmente, Heritage Manager do Palácio dos Condes de Anadia em Mangualde. Membro da Comissão Organizadora do Fórum do Património, bem como de um conjunto de entidades de natureza associativa que operam no contexto do património, destacando-se a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

BIENAL IBÉRICA DE PATRIMÓNIO CULTURAL - AR&PA 2019

OPINIÃO

COLUNISTAS

1/17

Um projecto

© 2021 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.