Depois da Cerimónia em Angra do Heroísmo - Açores, onde foram anunciados os vencedores dos Prémios Património Ibérico, no passado dia 6 de Maio fomos até à sede da Oh! My Cod - Experiências Culturais e Gastronómicas, em Lisboa, para fazer a entrega do troféu de Prémio Património Ibérico - Melhor Projecto de Touring Cultural e Paisagístico.
Para além de Sílvia Olivença, fundadora do projeto, e de Catarina Valença Gonçalves, Directora-Geral da Spira - revitalização patrimonial, esteve também presente, e a coroar esta premiação, Margarida Alçada, enquanto presidente do Júri:
O projeto Oh! My Cod (OMC) Experiências e Viagens Gastronómicas e Culturais surge, em 2016, de forma descomprometida: foi organicamente crescendo, e conta atualmente com sete colaboradores/anfitriões e várias experiências culturais em Lisboa, Açores e Alentejo:
O projeto alia a minha formação académica em Psicologia e Antropologia com a paixão por Portugal, pela gastronomia e pelas relações culturais, através de viagens responsáveis, conscientes e sustentáveis e de experiências com significado, impactantes, informativas e divertidas. Ancorados no conceito de ‘slow food travel’, privilegiamos o contato com agentes locais (restaurantes locais familiares, pequenos produtores, jovens Chefs, habitantes com competências informais), através de experiências culinárias e vínicas, às quais se aliam pequenas caminhadas e muita contextualização (‘food with a sense of place’)!*
Com este projeto pressupõe-se que a melhor forma de conhecer, transformar ou questionar algo é experienciando num contexto mediado. Neste caso, a gastronomia, no sentido abrangente, mediada por anfitriões OMC formados, e partilhada com os locais, é a porta de acesso à cultura contemporânea local, à(s) História(s) e estórias, à filigrana de influências, movimentos migratórios, e à criação de significativas relações humanas entre viajantes e locais:
Concretamente, oferecemos experiências em Lisboa e pequenas viagens no Alentejo (3 dias) e na Ilha do Pico (7 dias). Em Lisboa, surgiu a primeira experiência, best seller, ‘17 Tastings Lisbon Food & Cultural Experience’. Fornece uma imersão na cultura Portuguesa, dentro e fora das fronteiras, já que consideramos as influências das antigas colónias na cozinha local e das comunidades migrantes. 4 horas, 4 paragens gastronómicas, 17 provas e uma caminhada que atravessa três bairros de Lisboa: Alfama, Mouraria, Baixa. Ainda em Lisboa, criámos o Umami Garum Food Tour, uma experiência única em Portugal, através da qual revolucionamos a confecção do peixe e reduzimos o desperdício. Chouriço de atum? Ele existe e é delicioso! Para tal, trabalhamos com métodos de preservação de peixe desenvolvidos pelos Romanos em Lisboa (Olissipo), como o Garum e revisitamos uma Península Ibérica Romana (cetáreas). Um outro produto que representa a nossa filosofia e objetivos, é a viagem à Ilha do Pico, com especial enfoque nas vinhas, Património Mundial da Unesco desde 2004. Ao longo de 7 dias, através de experiências gastronómicas e vínicas, encontros e caminhadas, experienciamos uma imersão gradual na comunidade local de Picarotos. Tornamo-nos também protagonistas e parte da história desta ilha. A história do vinho do Pico, permite compreendermos as relações locais e transatlânticas, os costumes e a vida contemporânea. As experiências são desenhadas após um período de investigação etnográfica (formal/informal), de vários meses/anos, durante o qual se estabelecem relações com a população autóctone. Colaboramos com agentes locais formais, mas também informais. Como a Dona Rosa, com o dom da cozinha e de bem receber, transmitido pela mãe, que nos prepara uma sopa de peixe, numa fajã isolada da Ilha de São Jorge. Todos têm uma voz! Cabe a nós criarmos espaços onde as mesmas possam ser ouvidas e partilhadas. O projeto conta também com um jornal online e no futuro pretende-se criar um centro de investigação em antropologia alimentar.*
*Sílvia Olivença, fundadora
Comments