top of page

Norte terá rede de museus de arte e arquitectura


A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai criar uma rede de museus de arte e arquitectura. Com um orçamento de 242 mil euros, o projeto ARQ-ART Norte (Rede de Arte e Arquitectura Contemporâneas no Norte de Portugal) consiste na criação, desenvolvimento, implementação e coordenação de um novo produto cultural regional, centrado na arquitectura e na arte contemporânea na região Norte.


A DRCN diz tratar-se de uma iniciativa que "antecede a criação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e da qual faz parte, sendo já resultado da estratégia global do Ministério da Cultura para a Arte Contemporânea, e cujo desenvolvimento é feito em estreita articulação com a implementação da rede de âmbito nacional que está a ser preparada pelo Governo".


O projeto ARQ-ART Norte, a executar até final de 2021, propõe o estabelecimento de uma rede temática de cooperação entre 12 museus de arte e arquitectura contemporâneas da região, numa iniciativa orientada para "a valorização da oferta no território, através de um plano integrado de divulgação e promoção turística conjunta, e da implementação de ações piloto, incluindo o desenvolvimento de itinerários temáticos e o cruzamento de serviços". Neste sentido, acrescenta, o programa tem como meta "aumentar a atractividade cultural da região para visitantes e residentes, em especial das faixas etárias mais jovens".


A rede integrará a Casa da Arquitectura, a Casa do Design (Matosinhos), o Centro de Arte Graça Morais (Bragança), o Centro Internacional de Arte José Guimarães (Guimarães), a Fundação de Serralves (Porto), o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Pomar (Gondomar), o Museu Amadeo Souza Cardoso (Amarante), o Museu da Bienal de Cerveira (Vila Nova de Cerveira), o Museu de Arte Contemporânea de Chaves - Nadir Afonso, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (Santo Tirso), o Museu do Surrealismo - Fundação Cupertino Miranda (Vila Nova de Famalicão) e a Oliva Creative Factory (São João da Madeira).


Fonte: JN


bottom of page