top of page

Centro de Interpretação do Românico vence prémio internacional



O Centro de Interpretação do Românico (Lousada), equipamento cultural promovido pela Rota do Românico, foi anunciado como o vencedor do Architecture MasterPrize 2019, na categoria "Arquitectura Cultural". O projecto de arquitectura é da autoria do atelier Spaceworkers.


O Centro de Interpretação do Românico (CIR), promovido pela Rota do Românico, abriu ao público no dia 27 de Setembro de 2018, na vila de Lousada.


O projecto expositivo deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitectura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interactivas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos.


A Rota do Românico reúne, actualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.



A gala de entrega dos prémios Architecture MasterPrize 2019 decorre a 14 de Outubro, no Museu Guggenheim, em Bilbau, Espanha.


bottom of page