Campo Património 2025: Valorização e Reabilitação de Frescos
- 19 de mai. de 2025
- 1 min de leitura

No âmbito do projecto de desenvolvimento local com base patrimonial ROTA DO FRESCO, damos seguimento ao nosso trabalho de estudo, divulgação e preservação do Património Cultural do Alentejo: regressamos à Capela de S. Brás de Portel para, numa renovada parceria entre a Spira – revitalização patrimonial, a associação francesa REMPART e a Câmara Municipal de Portel, levar a cabo mais uma edição de um CAMPO PATRIMÓNIO no formato Internacional.
Abrimos as portas aos cidadãos de diferentes países para, durante 15 dias, contribuirem para a preservação do importante exemplar de pintura mural a fresco que decora a totalidade desta Capela, apoiando o trabalho dos Conservadores-Restauradores com mais de 25 anos de experiência na área da pintura mural e responsáveis por esta intervenção.
O programa permite entrar nos bastidores do mundo da Conservação & Restauro, perceber toda a sua complexidade e tecnicidade, assim como elucida sobre a técnica do fresco e as suas características particulares no caso da região do Alentejo.
Para além do trabalho prático, o campo inclui um programa cultural com passeios pela região e imersão no modo de estar alentejano, em estreita relação com a comunidade local.
Uma profunda experiência de partilha, convivência e valorização da memória colectiva.
Todos os participantes têm direito a alojamento, refeições, materiais de trabalho e um certificado de participação no final do Campo.
Descubra a técnica da pintura a fresco no Alentejo e participe na sua valorização.
Junte-se a nós no Campo Património de Portel.
+informações e inscrições em: lab.spira.pt ou no email spiralab@spira.pt
