top of page

Actividade participativa e seminário para pensar a acessibilidade ao património cultural


São duas acções online distintas - uma actividade participativa no dia 30 de Setembro e um seminário no dia 1 de Outubro - organizadas pela Junta de Castilla y León e pelo Herit Us no âmbito da AR&PA/Bienal Ibérica de Património Cultural (que este ano se realizará em Valladolid, Espanha, ao passo que nos anos pares tem palco em Portugal), para debater os temas da acessibilidade sensorial e cognitiva ao património cultural.


No dia 30 de Setembro, a actividade online participativa "I also enjoy cultural heritage - Big Mike's Chin" (programa) pretende tornar o património cultural acessível para pessoas com diferentes características e capacidades sensoriais e cognitivas. Através de uma "viagem no tempo" para perceber como evoluímos como espécie, tanto biologicamente, como no uso de tecnologias e artes, tentar-se-á imaginar como continuaremos a evoluir. A actividade funcionará com três grupos distintos de 25 participantes em três horários diferentes, e é dirigida a profissionais, associações e empresas ligadas ao sector cultural e turístico, bem como a todos os interessados em aprofundar o tema.


"I enjoy it too - Sensory and Cognitive Accessibility Regarding Cultural Heritage" (programa) é o seminário online marcado para o dia 1 de Outubro, no qual debater-se-ão, em 2 painéis com mesa redonda, questões relacionadas com a acessibilidade cognitiva e sensorial ao património cultural. Orientado por profissionais do sector da acessibilidade, empresas, especialistas, museus e associações dedicadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, propõe-se um ponto de encontro participativo para a partilha de experiências entre os diferentes oradores e os participantes.


O Herit Us é um projecto europeu que visa desenvolver e implementar competências para os agentes do sector e potenciais utilizadores do património cultural. Aplica-se particularmente à acessibilidade ao património cultural e pretende "tornar a comunidade protagonista e chegar a cidadãos marginalizados por práticas culturais elitistas, sendo a democratização do acesso ao património o princípio fundador." Materializa-se numa plataforma interactiva de acesso livre, onde se apresentam algumas das melhores práticas de acessibilidade sensorial e cognitiva ao património, divididas em investigação científica, novas tecnologias, educação e formação, mediação cultural e alcance e desenvolvimento de públicos. As entidades fundadoras do Herit Us são o Palazzo Spinelli per L’arte e il Restauro (Itália), o Messezentrum Salzburg (Áustria), a Junta de Castilla y León (Espanha) e a Spira (Portugal).


Ambas as acções têm lotação limitada e requerem inscrição prévia através de formulário próprio:

actividade participativa (30 de Setembro, 10h-14h)

seminário (1 de Outubro, 9h-14h)


bottom of page