BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico [Expositores Bienal AR&PA 2019]


A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) tem por finalidade promover actividades com vista à salvaguarda, reabilitação, dinamização e promoção dos centros históricos portugueses, através de iniciativas conjuntas dos Municípios associados e de colaboração com entidades públicas ou privadas que concorram para os mesmos objectivos.

Das várias iniciativas de carácter regular que a APMCH promove, destacam-se a realização do Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, a Convenção Nacional do Património Cultural, a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, a promoção do Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano” e do Prémio Nacional “Memória e Identidade”.

A APMCH promove também iniciativas de carácter não regular, como colaborações no âmbito dos Países da CPLP ou de Países com relações históricas com Portugal, como é exemplo a realização da Efeméride dos 250 Anos do Abandono da Praça de Mazagão, que se realizará no próximo mês de Novembro, em Marrocos.

Para além destas iniciativas e do desenvolvimento de actividade editorial, a APMCH assume-se como um Parceiro do Estado na resolução dos grandes problemas dos centros históricos portugueses, procurando, através do reforço do seu número de associados, actualmente de 92 Municípios, adquirir o estatuto de Utilidade Pública, beneficiando do reconhecimento legal que o mesmo lhe confere.

apmch.pt

#BIENALARPA #COMUNIDADES